PortosRio intensifica esforços de descarbonização nos Portos do Rio e de Itaguaí

Iniciativas visam a redução das emissões de gases de efeito estufa e a realização de operações mais sustentáveis

Autoridade Portuária responsável pela administração dos portos públicos do estado do Rio, a PortosRio amplia iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Outra preocupação é a de tornar suas operações mais sustentáveis. Os portos do Rio de Janeiro e Itaguaí estão no centro desse processo. Neles são desenvolvidas ações estratégicas voltadas para a modernização da infraestrutura portuária e o incentivo a práticas ambientalmente responsáveis.

No Porto do Rio de Janeiro, os dois terminais de contêineres já operam com equipamentos eletrificados, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis nas operações. Além disso, o porto passa por dragagens que possibilitarão a atracação dos maiores navios. São embarcações que operam no país, aumentando a eficiência logística e contribuindo para a redução das emissões por tonelada transportada. A PortosRio também está avançando nos estudos para a implantação do sistema shore power, que permitirá o fornecimento de energia elétrica às embarcações atracadas. Essa iniciativa elimina a necessidade de queima de diesel fóssil durante a estadia no porto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hidrogênio de baixo carbono em Itaguaí

No Porto de Itaguaí, está em andamento o projeto de implantação de uma planta piloto de hidrogênio de baixo carbono e produção de combustíveis sustentáveis. A viabilidade desse projeto depende do fomento ao consumo desses produtos pelas indústrias do entorno, o que pode gerar escala e tornar a iniciativa financeiramente sustentável. Essa ação está alinhada à nova legislação sobre combustíveis sustentáveis e à Lei nº 15.103/2025, que instituiu o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten) no Brasil.

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da PortosRio, Eduardo Miguez, destaca a importância da atuação integrada para a descarbonização. “A transição para uma logística portuária mais sustentável exige um esforço conjunto entre operadores, clientes e instituições reguladoras. Estamos avançando na implementação de tecnologias que permitem reduzir as emissões e tornar os nossos portos mais eficientes”, acentuou.

A caminho da descarbonização

Superintendente de Planejamento e Desenvolvimento de Negócios, Felipe Fonseca, reforça o compromisso da PortosRio com a inovação e a sustentabilidade. “Estamos investindo em soluções que garantam eficiência operacional e, ao mesmo tempo, reduzam os impactos ambientais das operações. A descarbonização é um caminho sem volta, e estamos engajados em promover mudanças concretas nesse sentido”, disse ele.

A PortosRio segue trabalhando em parceria com instituições de pesquisa, agentes do setor e organismos internacionais para fortalecer seus esforços de descarbonização. As iniciativas em andamento nos portos do Rio de Janeiro e Itaguaí fazem parte de um planejamento estratégico voltado para a sustentabilidade e a competitividade.

Leia também: SEENEMAR promove reunião com portos e terminais para impulsionar economia azul no RJ

*Texto produzido a partir de release enviado pela Ascom da PortosRio

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com