Mangaratiba: prefeito e vereadores eleitos recebem diplomas
Candidato que ficou em segundo lugar tentou impedir diplomação de Luiz Cláudio
A cerimônia de diplomação do prefeito e do vice e dos 13 vereadores eleitos nas eleições 2024 aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), no salão do júri do Fórum de Mangaratiba.
A solenidade foi presidida pelo juiz Richard Robert Fairclough, da Vara Única da Comarca de Mangaratiba, acompanhado pela promotora eleitoral Débora de Souza Becker Lima.
Durante a cerimônia, o juiz Richard enfatizou a importância da responsabilidade pública e da honra aos votos recebidos. Ele exortou os diplomados a manterem a integridade de seus mandatos e alertou: a responsabilidade com o cargo evita problemas futuros com a Justiça Eleitoral.
Já com o diploma em mãos, o prefeito eleito Luiz Cláudio Ribeiro, junto com seu vice, Lucas Venito, agradeceu aos eleitores de Mangaratiba e à Justiça Eleitoral. Ele afirmou que honrará os votos de cada cidadão e que trabalhará pelo desenvolvimento econômico e sustentável da cidade, com atenção especial à área social.
Luiz prometeu fazer Mangaratiba crescer nos próximos anos e unificar a cidade em torno de um projeto pelo bem coletivo, fazendo alusão ao resultado apertado das eleições, que venceram com uma diferença de apenas 125 votos sobre o adversário.
Ao final da cerimônia, o prefeito eleito saiu da sede do Fórum de Mangaratiba e foi recebido por uma multidão de correligionários da sua campanha, em um momento de celebração.
Os vereadores diplomados são: Nilton Santiago, Cecília, Doutor Mair, Josué Té, Juninho Jacarei, Juninho Laurentino, Doutor Cezinha, Márcio, Kaio do Zé Luiz do Posto, João Felipe, Wlad da Pesca, Chicão da Ilha e Daniel.
A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos dos diplomados, que celebraram o momento de reconhecimento oficial dos eleitos.
A posse do prefeito eleito e seu vice será no dia 1º de janeiro de 2025, na Praça da Igreja de Nossa Senhora da Guia, às 16h.
Advogados tentaram impedir
Os advogados de Aarão de Moura Brito Neto tentaram suspender, de maneira liminar, a diplomação de Luiz Cláudio e Lucas Venito.
A alegação de Aarão é a de que houve fraude no alistamento eleitoral e captação ilícita de sufrágio. O Atual publicou em 24 de novembro último que há uma investigação em curso sobre o assunto em Mangaratiba. Uma reportagem do Fantástico (TV Globo) apontou que o Ministério Público e a Polícia Federal apuram se houve compra e venda de votos e cooptação de eleitores de outros municípios com objetivos escusos, dentre outras supostas irregularidades. O juiz Fairclough, porém, indeferiu o pedido sob o seguinte argumento principal: “Opera-se uma espécie de presunção de legitimidade do pleito, assim como ocorre com a presunção de inocência, com a prevalência da vontade popular, e preservação da estabilidade política, até que apreciação pelos Tribunais Superiores”.
Na manhã desta quinta-feira (19/12), estive no Fórum de Mangaratiba, data em que houve a diplomação do prefeito, do vice-prefeito e dos 13 vereadores eleitos de Mangaratiba. Na oportunidade, além de desejar sucesso ao novo governante, Luiz Cláudio Ribeiro, pude também encontrar alguns amigos e conhecidos. Uns deles estavam a trabalho e outros se presentificaram para prestigiar a solenidade. Desejo que o Município possa alcançar com a próxima gestão e com a futura composição da Câmara.