Comunidade da Marambaia critica cancelamento de reunião com Enel
Encontro entre Enel, moradores e militares da Ilha da Marambaia é adiado por alegação de mau tempo, gerando insatisfação na comunidade
Uma reunião entre representantes da concessionária Enel Distribuição Rio, moradores da Ilha da Marambaia e militares do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim) foi cancelada devido ao mau tempo, conforme justificativa da empresa. O encontro, que estava marcado para a manhã desta terça-feira (5), seria realizado na sede da Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar) e teria como pauta as constantes quedas de energia, falta de manutenção na rede elétrica e um recente apagão que deixou a comunidade sem energia por quatro dias.
Para o presidente da Arqimar, Fábio Marçal, o cancelamento representa mais um episódio de desrespeito com a comunidade local. “Reunimos os moradores para recebermos e ouvirmos os representantes, como foi combinado, e mais uma vez a Enel não apareceu. Eles justificaram à Marinha que os fortes ventos impossibilitaram a travessia, mas os moradores conhecem bem o clima e sabem que o mar estava navegável. Não faz sentido esse motivo, e isso só reforça o descaso com a comunidade”, afirmou.
LEIA MAIS: FALTA DE ENERGIA AFETA ILHA DA MARAMBAIA E CAUSA PREJUÍZOS
APÓS APAGÃO, ENEL ANUNCIA REFORÇO NA REDE ELÉTRICA DA ILHA DA MARAMBAI
Segundo Marçal, os moradores sofrem com os atrasos na solução de problemas elétricos, que em casos de falhas levam de quatro a cinco dias para serem solucionados pela empresa. “Mesmo que queiram reagendar outra reunião, não vamos participar. A comunidade já se mobilizou com todas as dificuldades, aguardou por horas, e a Enel simplesmente não apareceu. Se eles quiserem falar com lideranças locais ou outros moradores, podem vir, mas não vamos mais reunir a comunidade para ser tratada com esse descaso”, concluiu Marçal.
Procurada para esclarecimentos, a Enel Distribuição Rio informou, por meio de nota, que a equipe designada à reunião chegou até o cais de Itacuruçá, mas não conseguiu seguir para a ilha devido às más condições do mar. A agência afirmou que a Marinha foi comunicada, e ambas as partes concordaram em adiar a reunião para a próxima semana, com datas ainda a serem definidas.