Itaguaí: mesário morre durante votação; família denuncia suposta negligência
Prefeitura divulga nota e diz que está em apuração para esclarecer o caso
Em Itaguaí, um mesário passou mal dentro do local de votação e morreu. Segundo a família, houve demora no socorro.
Edson Evangelista da Silva, um barman de 44 anos, trabalhava como mesário no Ciep Irmã Dulce, em Chaperó. Era a terceira vez que ele atuava como voluntário nas eleições. De acordo com a família, ele gostava de contribuir para a democracia do país desse jeito, sendo mesário.
O mesário em Itaguaí começou a passar mal por volta das 15h e eleitores e colegas foram acudi-lo. Acontece que ele estava tendo um infarto.
Reportagem do jornal O GLOBO conta que eleitores pediram ajuda a um carro do Tribunal Regional Eleitoral, porém, este teria sido negado.
O TRE, contudo, nega que isso tenha acontecido. A 105° Zona Eleitoral disse que não havia carro disponível no momento, pois todos estavam em diligência.
Alba Valéria da Silva, irmã de Edson, disse a O GLOBO: “Nem colocaram a mão no meu irmão e o tempo foi passando e ninguém se pronunciou, não tinha ambulância, ninguém socorreu o meu irmão. Ele estava prestando serviço para o TRE e não foi socorrido. Houve omissão de socorro. Se tivesse socorrido ele a tempo, ele estaria aqui com a gente”, desabafou ela.
Prefeitura envia nota
A Prefeitura de Itaguaí enviou uma nota oficial para o Atual. Eis o texto: “A Prefeitura lamenta o fato, se solidariza com a dor da família de Edson e está apurando todas as informações para esclarecer o caso. É importante destacar que o paciente foi levado por um carro da Guarda Municipal até a UBS Chaperó, dando entrada às 15h20, em parada respiratória e em quadro cianótico. Por se tratar de uma unidade básica de saúde em reforma e instalação de aparelhos para se tornar uma unidade de pronto-atendimento, houve a necessidade de transferência para o hospital. A ambulância foi acionada após verificação do quadro clínico, mas o paciente já chegou em óbito no Hospital São Francisco, por mal súbito em decorrência de origem cardíaca. O atestado esclarece a causa como infarto agudo do miocárdio. A distância entre a unidade de Chaperó e o Hospital Municipal é de 6,5km”.
Leia tudo sobre as eleições na seção especial do site do Jornal Atual, basta clicar aqui.