CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Donizete diz que respeita votação, mas ressalta indeferimento de Rubão

Mais votado, atual prefeito diz ter certeza de que sua eleição será confirmada

Donizete e Rubão se pronunciam. O dia seguinte às emoções das eleições municipais trouxe não só a repercussão da população de Itaguaí frente aos resultados, mas também notas e declarações daqueles que participaram do pleito como candidatos.

Pelas redes sociais, Donizete Jesus, da Coligação “União por Itaguaí”(União/Solidariedade/Federação PSDB-Cidadania/PMB/Agir), se dirigiu à população. Ele foi o segundo colocado, com 28,24% da preferência do eleitorado, o que totalizou 20.892 votos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Donizete agradeceu aos eleitores que nele depositaram a confiança do seu voto. Em seguida, ele falou sobre o que considera “um risco” de votar em um candidato impugnado, mas disse que respeita as escolhas de cada um. E colocou em dúvida quem vai tomar posse em 1° de janeiro.  

“Cheguei em primeiro lugar entre os candidatos aptos, mas o processo vai ser julgado ainda”, disse Donizete.

Ele se refere ao fato de que o primeiro colocado, o atual prefeito Rubem Vieira (Rubão), viver uma situação jurídica específica que depende de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rubão defende que, quando era presidente da Câmara, apenas foi obrigado a substituir Charlinho quando este foi cassado em 2020, o que não configura um primeiro mandato de prefeito. A primeira e a segunda instâncias do Tribunal Regional Eleitoral (RJ) não entenderam assim. Restou ao candidato Rubão continuar tentando provar na Justiça seu ponto de vista, e, como ainda não houve sentença, ele concorreu como candidato com sua candidatura classificada como “sub judice”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Será que o presidente da Câmara que vai assumir a prefeitura? Se for, qual presidente? Qual investidor vem para Itaguaí com esse impasse jurídico? Todas as cidades hoje já sabem quem é o prefeito que vai assumir, mas Itaguaí está nessa confusão toda. Eu falei sobre essa instabilidade. Será que vai ter nova eleição ano que vem?”, perguntou-se Donizete no vídeo.

O texto que acompanha o vídeo de Donizete no Instagram diz o seguinte: “Obrigado pelos 20.892 mil votos, gratidão não prescreve. Mediante a incerteza política na nossa cidade acredito que a justiça seja feita. Chegamos em primeiro lugar entre os candidatos aptos e deferidos que concorreram as eleições. Aguardaremos o desfecho político para que possamos dar o grito da vitória do povo de Itaguaí! Forte abraço a todos !”.

Rubão: “aguardamos decisão com tranquilidade”

O Atual solicitou uma nota ao prefeito de Itaguaí na manhã desta segunda-feira (7) para que ele divulgasse comentários sobre a eleição, mas, até o momento, não recebeu.

Porém, o jornal EXTRA, da capital, publicou uma nota atribuída a ele: “Agradeço imensamente a cada morador de Itaguaí pela confiança. A eleição é uma clara resposta da população ao nosso trabalho nos últimos quatro anos. Fizemos muito por nossa cidade e triplicamos nossa votação. O povo fez sua escolha e vamos fazer muito mais, governando para todos. Agora, aguardamos com tranquilidade a decisão das instâncias superiores. Temos plena certeza de que nossa eleição será confirmada. Nossa candidatura está amparada por jurisprudências e repercussão geral do STF para casos como o nosso, em que o presidente da Câmara dos Vereadores foi obrigado, por lei, a assumir um mandato-tampão até a eleição”.

Leia tudo sobre as eleições na seção especial do site do Jornal Atual, basta clicar aqui.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com