Agentes da Operação Desmonte interditam ferro-velho em Santa Cruz
Estabelecimento operava sem licença do Detran.RJ e cometia crimes ambientais em terreno sem estrutura adequada
Um ferro-velho localizado em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, foi interditado na manhã desta segunda-feira (16) por agentes da força-tarefa do Governo do Estado, que conduz a Operação Desmonte . A operação visa coibir a comercialização de peças automotivas de origem ilícita. O estabelecimento, situado em um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados na Estrada Reta do Rio Grande, opera sem qualquer tipo de licença e sem apresentar notas fiscais do material à venda.
Durante a ação, os agentes do Detran.RJ, em conjunto com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), identificaram a prática de crimes ambientais. O ferro-velho despejou resíduos de óleo de motor diretamente no solo, poluindo a área e violando a legislação ambiental. Além disso, havia um local de queimada em meio ao matagal. Pássaros silvestres presos em gaiolas também foram apreendidos no local.
O proprietário do estabelecimento foi levado à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) para prestar esclarecimentos. Todo o material encontrado no terreno foi confiscado e será destruído em empresas de prensagem de sucata cadastradas pelo Detran.RJ.
Os agentes ficaram surpresos com as condições precárias do local. O ferro-velho operava em um terreno baldio, sem muros e sem estrutura adequada para o comércio de sucatas, deixando os materiais ao ar livre em um ambiente insalubre. A tarefa de força foi informada de que o local poderia ser utilizado para desmanche de veículos roubados pela milícia, porém, durante a vistoria, não foram encontrados vestígios de veículos roubados.