Governo convoca população a denunciar queimadas no estado
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo "Linha Verde" ou pelo App "Disque Denúncia Rio"
Com o crescimento expressivo no número de incêndios florestais devido à seca, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão incentivando a população a denunciar queimadas ilegais. O objetivo é identificar os responsáveis e aplicar as devidas penalidades.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Linha Verde, por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253-1177 (capital). Além disso, o aplicativo “Disque Denúncia Rio” permite o envio de fotos e vídeos diretamente pelo celular, disponível para sistemas Android e iOS, também garantindo o anonimato.
Na última quinta-feira (12), equipes de guarda-parques do Inea foram acionadas durante todo o dia para combater focos de incêndio que atingiram seis Unidades de Conservação em diferentes regiões do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve um aumento de mais de 90% nos registros de incêndios florestais em comparação ao mesmo período do ano anterior.
ALERTAS À POPULAÇÃO
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Inea reforçam que provocar incêndios florestais é crime e orientam a população sobre como agir para evitar queimadas durante o período de estiagem. O alerta é importante tendo em conta dados do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro que apontam que mais de 95% destas ocorrências tem causa humana – acidental ou proposital.
A população deve estar atenta, evitar descartar guimbas de cigarro acesas próximo a áreas verdes e beiras de estradas; não fazer queima de lixo ou para limpeza de terreno, assim como também evitar acender fogueiras e soltar fogos de artifício. Também importante lembrar que soltar balões é crime.