TRE-RJ realoca locais de votação em 10 cidades por razões de segurança

Mais de 170 mil eleitores serão impactados pelas mudanças, com novos endereços de votação visando maior proteção

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou a realocação de 53 locais de votação em dez cidades do estado para as Eleições de 2024, afetando 171.341 eleitores. A medida visa garantir a segurança de eleitores, mesários e outros envolvidos no processo eleitoral, diante de ameaças do crime organizado que exigiam a entrega das urnas eletrônicas com escolta policial e veículos blindados.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou que a mudança, embora desafiadora, busca manter a comodidade dos eleitores, evitando deslocamentos superiores a um quilômetro dos antigos locais. A maior parte dos eleitores afetados está na capital, com 104.598 pessoas votando em novos locais. Outras cidades impactadas incluem Belford Roxo (4.709), Duque de Caxias (16.789), Nova Iguaçu (6.679), Itaguaí (15.301), Japeri, São João de Meriti (2.738), Itaboraí (4.940) , Niterói (6.396) e Sapucaia (2.735).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia mais…… Itaguaí: TRE-RJ muda locais de votação de 45 seções

Além de reforçar a segurança, a redistribuição permitirá uma melhor utilização das forças de segurança durante as eleições. O TRE-RJ continuará avaliando a necessidade de mais mudanças para as eleições de 2026, abrangendo áreas de menor sensibilidade.

Cerca de um milhão de eleitores em todo o estado foram realocados em 444 novos locais de votação. Para evitar transtornos, o TRE-RJ recomenda que os eleitores verifiquem seus novos locais de votação com antecedência através do site oficial (http://www.tre-rj.jus.br), aplicativo e-Título ou pelo Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000. O serviço de atendimento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

REFORÇO DE SEGURANÇA

Como é habitual em eleições realizadas no Rio de Janeiro, o TRE-RJ, em sintonia com o governo do estado, solicitou o apoio de forças federais para a segurança no período eleitoral. O pedido utiliza o mecanismo de Garantia da Votação e Apuração (GVA) e foi encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela consulta e pela interface com o Ministério da Defesa.

Durante as eleições, rotineiramente, as Forças Armadas atuam no apoio logístico e na operação de transporte de urnas eletrônicas, equipamentos, insumos e pessoal para locais de difícil acesso, além do efetivo reforço da segurança em pontos-chave.

Nos dias de votação, o TRE-RJ terá instalado em sua sede a sala de situação do Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (GAESI/TRE-RJ), com representantes de órgãos federais, estaduais de segurança, além da Guarda Municipal. O gabinete atua na prevenção e repressão de crimes eleitorais, e estará reunido para informação e tomada de decisões imediatas e integradas, respeitadas as competências legais de cada integrante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com