Guilherme “Cachorrão” estreia nas Olimpíadas neste sábado
Nascido em Itaguaí, nadador brasileiro disputa eliminatórias a partir das 6h (de Brasília) com ótimas chances de medalha
Os Jogos Olímpicos mal começaram e uma das primeiras medalhas pode vir para…Itaguaí! Nascido na cidade em 1998, Guilherme “Cachorrão” Costa mergulha na piscina da Arena Paris La Défense, onde em busca de classificação para as finais, que ocorrem a partir das 15h30.

A primeira prova em que o brasileiro buscará classificação à final é, inclusive, aquela em que ele tem mais possibilidade de “medalhar”: os 400m livres. Desde Tóquio-2021, quando disputou sua primeira olimpíada, Guilherme foi bronze no Mundial de 2022 e quarto colocado em 2023 e 2024. Seu melhor tempo na carreira, 3min43s31, aliás, lhe daria o ouro na Olimpíada de Tóquio.
Guilherme, por fim, volta à piscina também nos dias 28, 29 e 30. Além disso, disputará a Maratona Aquática, no dia 8 de agosto.
“Vou nadar muitas provas, então estarei na água por vários dias. Esperem resultados bons e muita dedicação, como sempre”, prometeu o nadador.
Além da influência dos avós, ele se inspira em ícones como Michael Phelps, Gustavo Borges e Ayrton Senna. Borges é particularmente admirado por sua especialização nos 200 metros livres, enquanto Senna é uma fonte de inspiração por transcender seu esporte. Além disso, Phelps, com suas impressionantes 28 medalhas olímpicas, é uma fonte de inspiração para Cachorrão.
“Ao ver as conquistas de Phelps, algo que parecia inimaginável, isso me incentiva a buscar grandes realizações aqui no Brasil”, comentou.
O Jornal Atual acompanhará a trajetória do filho de Itaguaí em todas as provas.