Mangaratiba: reeleição e posse na Ilha de Jaguanum
O domingo (7) foi de eleição em uma das ilhas de Mangaratiba, onde praticamente todos os integrantes da diretoria da Associação de Moradores e Pescadores da Ilha de Jaguanum (AMPIJ) foram reconduzidos aos cargos, uma vez que não houve chapa de oposição. Com a decisão, a presidente Mônica Maria da Conceição Moreira completa 12 anos de trabalho contínuo, tendo agora mais quatro de atuação a partir da recondução ao cargo, que ocorreu de forma automática, logo após o final da votação, culminando com um almoço de confraternização.
A assembleia que antecedeu a eleição e a votação propriamente dita foram realizadas num espaço cedido pelo frei Oswaldo, da Igreja de São Pedro e São Paulo. O uso do salão por empréstimo, aliás, é uma das circunstâncias que motiva a diretoria a priorizar um de seus projetos futuros, o de construção da sede da AMPIJ, que já tem área e parte dos recursos destinados ao projeto executivo e o início das obras em terreno próprio. “Estamos aguardando a liberação de um protocolo para começar a primeira etapa dos trabalhos”, explicou a presidente Mônica Moreira, em conversa com o ATUAL.
QUALIFICAR MÃO DE OBRA PARA O TURISMO É UMA DAS METAS
Numa ilha com 300 moradores, de famílias que se dividem por 127 moradias, a AMPIJ consegue o mérito de ter cerca de 250 associados, incluindo moradores, pescadores e veranistas. A diretoria recém empossada também mira na direção de projetos como o da construção de uma quadra poliesportiva e de um parquinho, o manejo das trilhas locais e a instalação de lixeiras nas praias. A diretoria também sonha com a possibilidade de, num futuro próximo, criar um caminho para a qualificação de mão de obra local visando o turismo de base comunitária, no qual a comunidade organiza e presta serviços para os visitantes, como trabalhar como guia local, levar para pescar, conduzir para conhecer a roça e pontos pitorescos, além de oferecer hospedagem, alimentação etc.
DESEJO DE INTENSIFICAR PARCERIAS
A presidente Mônica Moreira também falou sobre intensificar parcerias com empresas como a Karpowership Brasil, a MRS, a Petrobras, o Porto Sudeste, a Vale, e com a própria Prefeitura de Mangaratiba, para conseguir levar adiante algumas das propostas à quais pretende se dedicar nos próximos anos. Antes da votação, Mônica fez um balanço das conquistas de seus mandatos, compondo um acervo patrimonial da AMPIJ, que inclui materiais para a fazenda de maricultura e uma lancha, embarcação que além de servir aos interesses próprios, também é alugada com o objetivo de garantir mais recursos para a associação.
A DIRETORIA DA AMPIJ
Presidente: Mônica Maria da Conceição Moreira
Vice-presidente: Jailson Roque Diniz
1ª Secretária: Raissa da Silva Corrêa
2ª Secretária: Silvana de Souza Nascimento
1º Tesoureiro: Edevaldo de Oliveira Guerra
2ª Tesoureira: Rosa Maria de Lima Fernandes Tobias
Diretor de Esporte: Rogério Moreira Corrêa
Diretora Social: Angélica Paula Gomes Rezende
Diretora Cultural: Mariza Lopes da Gama Silva
1º Conselheiro: Jackson da Silva Corrêa
2ª Conselheira: Josefa Maria da Conceição
3ª Conselheira: Vanessa Ventura da Silva