CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Jornal Atual completa 23 anos de existência

O Jornal Atual, publicação que cobre as cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica (e também localidades da região e proximidades) comemora aniversário de 23 anos. Idealizado pelo jornalista Marcelo Godinho, o Atual se mantém como representante de imprensa legítimo na região. São 23 anos de história e de muito jornalismo, ultimamente renovado pelas práticas mais modernas de comunicação conectada.

Godinho declarou hoje: “Ao olhar para trás, sinto orgulho do que construímos. Reportamos os acontecimentos mais importantes desses 23 anos, tanta coisa aconteceu, não só na política, mas nas artes e na vida dos cidadãos. Fazer parte da vida das pessoas é um privilégio, ajudá-las a se informar e formarem opinião é realmente uma dádiva. Mas isso é sempre a custa de muito empenho e trabalho, com muitas dificuldades. Nosso trabalho não é fácil, mas vendo a história que ajudamos a contar é impossível não se sentir gratificado”, comemorou o presidente do Jornal Atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

HISTÓRIA

Ano: 2001. O jornalista Marcelo Godinho conseguiu materializar o sonho que teve no ano anterior, de montar um time de colunistas e colocar nas bancas uma publicação impressa até então inédita naqueles moldes na região.

No começo, o próprio Marcelo acumulava as funções de editor, repórter e fotógrafo, embora com a colaboração da estagiária Daniela Trocilo e do arte-finalista Cristiano Pereira de Oliveira. A diagramação ficava a cargo da MSG Comunicação.

Decidido a fazer do jornal um fórum de debates sobre o desenvolvimento da região, Marcelo Godinho passou ceder espaço a reflexões de destacadas personalidades, como, por exemplo, o escritor e pesquisador Edvan da Silva Ramos; o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Jailson Barboza Coelho (na época secretário de Meio Ambiente e Pesca de Itaguaí); Niland Carneiro, comentarista de futebol (que foi professor de Marcelo na Universidade Gama Filho), e o educador Pedro Jorge.

A primeira edição, em 9 de fevereiro de 2001: publicação acompanhou importantes acontecimentos históricos da região (Reprodução)

Outro reforço nos primeiros momentos do Atual veio do time de colunistas, que contava com as observações e intervenções de Marilu Moreira, Paulo Poltronieri e Paullet. Dois meses depois de fundado, passaria a integrar a equipe o colaborador mais longevo, o hoje editor Welington Campos, que atua até hoje no jornal.

Inicialmente com edições praticamente quinzenais, ao completar o primeiro aniversário o Atual passou a circular pontualmente a cada 15 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um ano mais tarde, as edições passaram a ser semanais. Quando completou quatro anos, veio a primeira edição colorida. Depois de dois anos a publicação deixou de ser no formato Standard (31,75 cm de largura por 56 cm de altura) para adotar o Berliner (31,5 cm por 47 cm), mais fácil para o leitor manusear. Chegando quase à primeira década o jornal ganhou nova logomarca e edições diárias, alcançando, aos 12 anos, a sua milésima edição.

Paralelamente à missão de informar, o Atual passou a organizar eventos, celebrando seus aniversários e fazendo a entrega do troféu “Notáveis”, que distinguia anualmente profissionais com destacada atuação na região.

Esse trabalho seria solidificado ainda com os projetos especiais, por meio de cadernos direcionados a distintos públicos; as revistas alusivas aos aniversários das cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica; a edição de uma revista especial alusiva ao projeto de construção de submarinos em Itaguaí, iniciativa conjunta da Marinha do Brasil e da empresa Itaguaí Construções Navais; e a montagem de uma redação na Feira Oeste Export, para a publicação de edições diárias sobre o encontro empresarial em nível estadual.

Outra marca da existência do Atual é a sua referência como fonte de informações e de embasamento para estudantes de escolas públicas e privadas.

Eles visitavam a redação em busca da satisfação de curiosidades sobre todo o processo que envolve a preparação das edições, não raro produzindo em sala de aula, posteriormente, sob supervisão de seus professores, projetos experimentais em forma de publicações impressas.

Essa particularidade na rotina do Atual envolveu até mesmo estudantes do curso de jornalismo de instituições como a unidade da Tijuca da Universidade Veiga de Almeida.

Imerso no mundo da tecnologia digital, o Atual montou um estúdio especialmente voltado para ampliar a cobertura das eleições municipais e estaduais, onde realizava entrevistas com candidatos da região, a prefeito, vereador, deputado estadual e deputado federal.

Chegou também a realizar uma série de entrevistas com candidatos ao Executivo de Itaguaí, numa até então inédita parceria com a Rádio Grande Rio.

PANDEMIA

Com o advento da pandemia, o trabalho da equipe passou a ser remoto, o que, naquela ocasião, recomendou a inutilização de uma redação presencial.

Em meio à tempestade provocada pela covid-19, a redação se dividiu entre a alimentação das redes sociais e as edições de sábado.

2022: NOVOS RUMOS

Em 2022, o Atual dedicou-se ao esforço de atender a uma necessidade premente de todas as empresas de comunicação: alinhar-se com as mais modernas práticas relacionadas a uma sociedade conectada, em especial relacionadas ao jornalismo.

Graças a esse esforço, o Atual investiu em um novo site, mais arrojado e com visual mais limpo, além de navegação que veio a facilitar a experiência do leitor dentre as editorias e seções.

https://jornalatual.com.br/itaguai/jornal-atual-lanca-podcast-e-entra-de-vez-na-comunicacao-digital/

Também como resultado de um olhar mais para a modernidade, o Atual obteve importantes vitórias, como participar do Google News Initiative – um projeto do Google para ministrar palestras e orientações a empresas publicadoras no Brasil; e do Programa de Aceleração Digital, do Facebook, cujo objetivo era auxiliar jornais a efetivarem a migração de uma lógica de trabalho voltada para o impresso em direção a uma lógica exclusivamente online.

Em relação a este último, o Atual emplacou a aprovação de três projetos patrocinados pelo Facebook que alçaram o jornal a um novo patamar das publicações jornalísticas no interior do estado do Rio de Janeiro.

Também é fruto de um desses projetos no Programa de Aceleração Digital o Estúdio Atual, com modernos equipamentos de ponta para transmissões ao vivo, como as que acontecem semanalmente com o Podcast Atual (que já recebeu mais de 30 convidados desde o seu início).

Foi também a partir de uma nova maneira de pensar o jornalismo que o Atual empreendeu uma inédita cobertura audiovisual da Expo Itaguaí 2023, com exibição de mais de 50 matérias sobre o evento e montagem de um estúdio no local da festa para transmissão do Podscast Atual ao vivo.

Em 2023, o Atual inaugurou uma nova sede, onde fica o Estúdio Atual, com tudo o que é preciso para uma equipe realizar o difícil trabalho de atuar como imprensa fora da capital do estado.

https://jornalatual.com.br/itaguai/jornal-atual-inaugura-nova-sede-com-evento-de-muitos-convidados-e-lanca-revista-tradicional/

O Atual hoje não existe mais em papel nas bancas, mas está na palma da mão de muita gente pelo celular ou por qualquer outro dispositivo conectado à internet.

E mantém seu compromisso com a informação, com a precisão e com a determinação de sempre levar os fatos mais importantes a quem precisa saber deles.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com