Itaguaí: Câmara aprova moções de repúdio à Light e a Rio+Saneamento
Em uma sessão extraordinária da Câmara de Itaguaí, na terça-feira (23), o presidente Haroldo Jesus declarou que há uma insatisfação enorme dos cidadãos e dos poderes públicos municipais com os serviços prestados pelas empresas Light e Rio+Saneamento.
“O que faz a Light em Itaguaí é covardia com o nosso município, com a nossa população e aqueles que mais precisam. A Câmara não está calada, e a partir de agora será mais incisiva em suas ações. Se for preciso, vamos convocar audiência pública e demais autoridades”.
Haroldo continuou: “Ontem estive com o Prefeito e ele também está muito preocupado, não só com a Light mas também com a Rio + Saneamento, então estou aqui falando também em nome do Prefeito, que informou que a Câmara pode contar com o seu apoio para a gente tomar as medidas cabíveis contra essas empresas”.
E completou: “A Light está roubando o dinheiro dos munícipes, dos contribuintes. É uma empresa covarde com o nosso município”.
Em relação à concessionária de saneamento básico e distribuição de água, a Rio + Saneamento, o chefe do Poder Legislativo enfatizou a necessidade de cobrar as recorrentes falta de água na casa dos munícipes, cobranças indevidas e demais falhas na prestação de serviços pela concessionária.
Haroldo criticou: “Você sai de casa para trabalhar quando volta está com a sua calçada cortada. Você pagava uma conta quando não havia o fornecimento de água, quando vem o primeiro boleto de cobrança, um valor absurdo que eles não conseguem justificar. O reservatório de Itaguaí está transbordando de água e a população do município não tem água em casa, ficam dias e dias sem água. Mais de 30% dos nossos municípios, mais de 40 mil pessoas, vêm tendo falta de água constante com essa empresa. Nós não podemos deixar isso acontecer”.
Durante a sessão, os vereadores aprovaram então moções de repúdio aos serviços prestados pela Light e Rio + Saneamento, ambas aprovadas por unanimidade
CRÉDITO ESPECIAL
Também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 003/2024, de autoria do Poder Executivo, que promove a adequação orçamentária e autoriza a abertura de crédito especial ao orçamento anual de 2024.
A proposta realiza adequações ao orçamento para ajustar à nova estrutura, após a reforma administrativa instituída pela Lei nº 4.147/2023.
Esta foi a segunda sessão extraordinária que a Câmara convoca para votações especiais dos vereadores. A legislatura de 2024 começa oficialmente no próximo dia 2 de fevereiro, de acordo com as determinações do Regimento Interno.