Rio-Santos: CCR RioSP instala totens para pagamento de pedágio, mas Itaguaí fica sem
A CCR RioSP, responsável pela Rio-Santos (BR-101), informou que já estão disponíveis totens para pagamento presencial das tarifas do pedágio free flow (livre passagem). Ao todo, são cinco equipamentos instalados em bases da concessionária, mas nenhum deles em Itaguaí, cidade onde está um dos três pórticos de cobrança da rodovia.
O ATUAL procurou a concessionária para questionar a ausência de um ponto de autoatendimento no município, mas a assessoria de comunicação da empresa explicou que não seria possível apurar tal informação nesse momento, apenas na semana que vem, porque as equipes estão trabalhando em regime de plantão.
De acordo com a CCR RioSP, o totem mais próximo para o morador itaguaiense que optar pelo pagamento presencial é o de Mangaratiba, que fica no distrito de Itacuruçá, altura do km 417,40, a cerca de 700 metros do pórtico de Itaguaí – confira a localização dos outros totens no fim da página.
LEIA MAIS
Rio-Santos: informação sobre funcionamento de radares em janeiro é “fake”
Nesses pontos de autoatendimento, o cliente poderá digitar a placa de seu veículo para consultar suas passagens e efetuar manualmente os respectivos pagamentos – por meio de PIX, cartão de débito ou crédito. A novidade chega em meio a uma onda de reclamações de clientes, que alegam ter recebido equivocadamente notificações de multas por evasão. Segundos os usuários, a maioria dos casos se deu porque a empresa não disponibilizou no sistema os débitos para quitação virtual dentro do prazo de 15 dias.
AUXÍLIO
Para casos de dúvidas, a companhia informa que os totens contam com um telefone, pelo qual é possível falar com a equipe da concessionária e solicitar ajuda durante o procedimento. No site da CCR RioSP também há um vídeo com orientações sobre o autoatendimento.
Já para os que preferirem ficar só no pagamento virtual, única opção disponível até então, são duas as maneiras: automaticamente pela TAG ou por meio da placa do veículo, para os que não têm tal serviço.
A empresa destaca que quem possui a TAG aproveita descontos progressivos ao longo do mês, conforme o número de passagens. Já no caso de clientes sem o adesivo no para-brisa, é possível quitar a tarifa nos seguintes canais da concessionária: WhatsApp, site e aplicativo.
A CCR RioSP destaca que os débitos podem levar até 48 horas para constar no sistema.