Fonte limpa, em Seropédica, ganha escola modelo
Na quinta-feira (21) o clima era mesmo de festa entre alunos, professores e a direção da Escola Municipal Luiz Leite de Brito, que foi reinaugurada depois de uma ampla reforma, que incluiu ampliação, climatização e a criação de espaços destinados à biblioteca, auditório, quadra poliesportiva com vestiário e salas multiuso, num modelo que servirá de referência para a reforma de outras unidades da rede de educação de Seropédica.
O ambiente festivo na reinauguração da unidade foi efervescido pela presença de diversas autoridades municipais, entre secretários, vereadores e assessores. Um dos anfitriões da festa, o titular da Secretaria Municipal de Educação, secretário Marciel Falcão Pequeno, destacou que a Escola Municipal Luiz Leite de Brito é a primeira unidade modelo do município, e foi projetada com base em estudos técnicos de arquitetura voltada para a área de educação.
Ainda segundo Marciel Falcão, o projeto da Escola Municipal Luiz Leite de Brito é considerado modelo por unir inovação e sustentabilidade, além de trazer a representação ideal de escola para uma criança, com um ambiente funcional e espaçoso, alegre, colorido, divertido e instigante, com salas climatizadas, biblioteca, anfiteatro, quadra poliesportiva com vestiário, salas multiuso, refeitório e amplo espaço de convivência.
Para aumentar ainda mais o tom festivo da reinauguração houve uma partida de futebol com os alunos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado, com direito a pontapé inicial do prefeito Professor Lucas, e apresentações de um coral e de um grupo de balé com alunos da unidade.
PRESTAÇÃO DE CONTAS NA INAUGURAÇÃO
Como de hábito nas inaugurações de que participa, o prefeito de Seropédica fez uma explanação sobre problemas financeiros enfrentados pela municipalidade, com perdas de repasses do Governo Federal e as implicações financeiras decorrentes da disputa territorial travada na Justiça com o município de Itaguaí. “Mesmo assim conseguimos, durante 2021 e 2023, dar o maior reajuste para os funcionários da prefeitura, que chegou a 40%, sendo um dos maiores aumentos garantidos ao funcionalismo público de todas as prefeituras do Brasil”, disse ele.
Professor Lucas falou ainda que quando assumiu a prefeitura encontrou um rombo de milhões, com dívidas herdadas de governos anteriores, o que significa o bloqueio de grande parte de recursos pelos bancos para o pagamento de compromissos não cumpridos por gestores anteriores. Segundo Lucas, esses problemas não o impedem de tocar várias obras, que são executadas seguindo um calendário com etapas como as de projetos, cálculos de engenharia, de topografia e de gastos, e, depois, a licitação. No final de seu discurso ele falou sobre expectativas da população de Seropédica em relação à sua administração. “Estamos fazendo obras de qualidade e duradouras, refazendo obras feitas nos governos passados. Tivemos que substituir manilhas em diversas ruas onde hoje não há mais enchentes. E em janeiro de 2024 já entra a licitação para construção do hospital municipal”, concluiu.