Mangaratiba: patrulheiros mirins participam do ‘IV Congresso de Prevenção às Drogas’
Cerca de 120 alunos do programa ‘Patrulheiro Mirim’ participaram do ‘IV Congresso de Prevenção às Drogas’, realizado nesta quinta-feira (30), nas instalações do Iate Clube de Itacuruçá. O evento, organizado pelo Grupamento de Ronda Escolar (GRE) da Guarda Municipal de Mangaratiba, que faz parte da Secretaria de Segurança do município, reuniu jovens engajados na promoção da conscientização sobre os perigos das drogas.
Durante o congresso, os patrulheiros mirins exibiram os resultados de seus esforços em trabalhos relacionados ao tema e a equipe do GRE premiou os dois melhores trabalhos. A Escola Maria Helena de Almeida Ferrazani se destacou, conquistando o primeiro lugar, enquanto a unidade Hermínia de Oliveira Mattos ficou com a segunda posição. No momento culminante foi a palestra proferida pelo policial militar, Jorge Lemos, especializado em Prevenção de Drogas. A comemoração dos 13 anos do projeto ‘Patrulheiro Mirim’ também marcou o evento, homenageando as guardas municipais e parceiros essenciais que desenvolveram para o sucesso da iniciativa.
Elisabete da Silva, Guarda Municipal e idealizadora do projeto, expressou sua satisfação com o sucesso do congresso. “Sinto-me honrada e agradecida pelos 13 anos à frente do projeto, vendo todos esses alunos formados. Ensinar segurança pública nas escolas não é uma tarefa fácil, mas é muito recompensadora”, destacou.
O encontro contou com a presença do deputado estadual Luiz Claudio Ribeiro, dos secretários Coronel Paulo Rogério Escarani (Defesa Civil), Edu Jordão (Assistência Social e Direitos Humanos) e Marcos Antônio Souza Oliveira (Finanças e Planejamento), além da subsecretária de Educação, Thirley Reink, e a presidente da Fundação Mario Peixoto, Cecília Cabral. Representantes das Guardas Municipais do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí, Mesquita, Paracambi, Quatis, Paraty e o capitão Oliveira, representando o CADIM, também participaram do evento.