Mangaratiba: polícia recupera pássaros silvestres mantidos em cativeiro
Policiais militares da 4ª UPAm (Unidade de Policiamento Ambiental) apreenderam nesta segunda-feira (27) três pássaros da fauna silvestre brasileira mantidos em cativeiro em Mangaratiba. Os agentes chegaram ao endereço, na Rua Cipriano da Silva Barros, em Ingaíba, após receberem informações sobre comércio ilegal de aves por meio do programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).
De acordo com a equipe responsável pela operação – lotada na UPAm do Parque Estadual da Juatinga – ao se dirigirem ao endereço citado na denúncia a fim de apurar as informações, os agentes encontraram inicialmente apenas o filho do acusado com uma espingarda de pressão. Com ele, estavam dois pássaros da espécie bico-de-pimenta – um deles com anilha – e um da espécie coleiro.
Em seguida, o responsável pelos animais e pelos materiais chegou ao imóvel e, questionado sobre a nota fiscal da espingarda de pressão e as licenças para os pássaros, informou não as possuir. Além da arma, os policiais apreenderam outros itens que indicam atividade de caça, como uma gandola (espécie de jaqueta) do Exército, uma rede de captura de pássaros (rede japonesa) e um estilingue.
Após as diligências, a equipe se deslocou à 165ª DP (Mangaratiba), onde ficou todo o material apreendido. A polícia não informou se os homens acabaram presos ou liberados. Já as aves foram para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Seropédica, para tratamento adequado e posterior retorno ao habitat natural.