CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Ternium retoma projeto de preparação de jovens negros para o mercado de trabalho

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra – esta segunda-feira, dia 20, é a data propriamente dita – a Ternium divulgará a segunda turma do Programa de Mentoria para Jovens Negros. O projeto é uma parceria com a consultoria Empodera.

De acordo com a Ternium, o objetivo do programa é promover a equidade no mercado de trabalho e desenvolver a carreira de jovens negros, a partir da conexão entre o mentorado e um profissional sênior ou de média/alta gerência da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a jornada, o jovem entra em contato com questões como inspiração, autoconhecimento, tomada de decisão de carreira, planejamento de carreira, postura profissional e networking. Como resultado inicial, informa a empresa, 89% dos participantes da primeira turma, de 2023, estão empregados.

Na nova turma – que vai participar da mentoria entre novembro de 2023 e abril de 2024 – serão 11 participantes, oriundos dos cursos universitários (a partir do 5º período) de Engenharia, Administração e computação. Durante o processo seletivo, eles passam por etapas como teste online, dinâmica em grupo e entrevista individual.

ITAGUAÍ E SEROPEDICA

Ainda segundo a companhia siderúrgica, o programa é uma boa oportunidade para jovens negros que residem no entorno da sede da empresa, localizada no polo industrial de Santa Cruz, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro próximo a Itaguaí e Seropédica. Isso porque mais da metade dos mentorados na primeira turma mora na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um exemplo é Débora Candido, 22 anos, que vive em Seropédica e estuda Engenharia Química na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Ela considera o projeto de mentoria um divisor de águas: “Estava em um momento difícil da minha vida, procurando oportunidades. Quando entrei no programa, passei a ter uma outra visão de vida e conheci pessoas incríveis, que foram essenciais para que eu chegasse onde estou”.

A propósito, Débora é estagiária de Supply Chain na Ternium. Isso porque, embora a meta da mentoria seja a preparação para o mercado de trabalho em geral, há a possibilidade de contratação para que os mentorados se tornem estagiários da própria companhia.

LEIA MAIS

Estágio na Firjan: inscrições abertas para cursos técnicos e universitários

Itaguaí: MRS abre vagas para programa de Trainee

Mas Vanessa Antoine, gerente de Talent Acquisition e Development da Ternium, ressalta que o foco da mentoria é mesmo o desenvolvimento de profissionais do amanhã: “Para além de apenas contratar, queremos desenvolver futuros líderes negros para o mercado de trabalho, com as competências necessárias para que assumam posições de destaque”.

Quem também teve a oportunidade de entrar para o programa de estágio da Ternium foi a jovem Acacia Oliveira, de 24 anos. Moradora de Duque de Caxias e estudante de Engenharia Química na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), ela fala sobre o impacto da mentoria em sua vida: “Nunca tive uma experiência de autoconhecimento e hoje tenho um plano de carreira, construído com a ajuda da minha mentora na Ternium. Precisava de algo para me ajudar a me desenvolver, me descobrir dentro da minha profissão e aprender sobre mim mesma”.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com