Porto de Itaguaí: Lula autoriza atuação de Forças Armadas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (1º), em Brasília, um decreto para uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) em portos e aeroportos de Rio de Janeiro e São Paulo. A medida abrange o Porto de Itaguaí.
O objetivo desta GLO – que vai até maio de 2024 com alcance também nos portos do Rio de Janeiro e Santos (SP), além dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ) – é reforçar o combate ao tráfico de drogas e armas em território fluminense a partir da atuação das Forças Armadas.
LEIA MAIS
Cocaína que Receita Federal apreendeu no Porto de Itaguaí vale R$ 220 milhões
Há menos de uma semana, Lula afirmou categoricamente que não haveria GLO em seu governo. Mas após o pedido do governador do RJ Claudio Castro (PL) por apoio federal no enfrentamento à milícia e ao crime organizado, o presidente anunciou a operação.
Segundo Flávio Dino, ministro da Justiça, um total de 3,7 mil agentes das Forças Armadas estarão envolvidos: 2 mil do Exército; 1,1 mil da Marinha e 600 da Aeronáutica.
Em pronunciamento no Palácio do Planalto, o presidente comunicou: “Esse decreto estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado. Por isso, estou fazendo esse decreto especificamente para os portos do Rio de Janeiro, de Santos, de Itaguaí, aeroporto do Galeão e aeroporto de Guarulhos”.