Tarifa no pedágio no Arco Metropolitano será de R$ 10,10
A EcoRioMinas foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a dar início à cobrança do pedágio no Arco Metropolitano. A autorização consta da Deliberação número 352, que foi publicada na terça-feira (17), e ela determina que a empresa pode começar a cobrar 10 dias depois da publicação, portanto, a partir do dia 27 de outubro deste ano.
A tarifa será de R$ 10,10.
A concessionária é responsável pelo trecho da rodovia entre os quilômetros 48,1 e 123,7 (Duque de Caxias – Porto de Itaguaí).
O Atual havia noticiado sobre o pedágio recentemente, leia:
Diferentemente do sistema da Rio-Santos que tem dado muita dor de cabeça para os motoristas por ser uma novidade ainda sem eficácia – o free-flow, sem praça e sem necessidade de parar o veículo para pagar – a cobrança no Arco Metropolitano é do modelo tradicional.
A praça de pedágio fica entre a Estrada do Caçador e Estrada de Santa Cândida, em Itaguaí.
ISENÇÕES E DESCONTOS
A EcoRioMinas enviou nota ao Atual na ocasião da primeira matéria sobre o assunto e avisou sobre isenções: “O contrato de concessão da EcoRioMinas prevê isenção de pedágio para motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas moto, os veículos oficiais e ambulâncias, próprios ou contratados de prestadores de serviço, da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, seus respectivos órgãos, departamentos, autarquias ou fundações públicas, bem como os veículos de Corpo Diplomático”.
Também há desconto: “o Desconto Básico de Tarifa (DBT) e o Desconto de Usuário Frequente (DUF). Para obter os benefícios, é necessário, apenas, ter instalado no veículo o TAG, um chip eletrônico autoadesivo colado ao para-brisa, que permite que os veículos passem pela pista automática de cobrança de pedágio”.