Rodeio da Expo Seropédica não terá maus tratos aos animais, diz prefeitura
Por um equívoco, o Atual publicou que uma das atrações da Expo Seropédica – que acontece entre os dias 11 e 15 de outubro -, o rodeio, havia sido cancelado. A Prefeitura informou que o rodeio não só está confirmado, mas que vai seguir as recomendações do Ministério Público e, com isso, manter a integridade física dos animais que vão participar.
Na última segunda-feira (9), a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente do Núcleo Nova Iguaçu (órgão do MPRJ) encaminhou uma Recomendação para prefeitura de Seropédica e para a empresa Cia Brasil Produções e Eventos.
No documento, o MPRJ para que não sejam realizados rodeio com utilização de equipamentos proibidos por lei que possam configurar possíveis práticas de maus-tratos e atos de crueldade contra os animais.
Apetrechos técnicos geralmente utilizados nas montarias, como as características do arreamento, não poderão causar ferimentos aos animais.
Desta forma, caso a Prefeitura e a empresa optem pela utilização dos animais, não poderão ser realizadas provas que acarretem a prática de atos que ensejem maus-tratos ou atos de crueldade e que possam causar graves danos aos animais, tais como “laço de bezerro”, “derrubada de novilha”, “laço em dupla” e “laço de garrote”.
Em nota, a Prefeitura de Seropédica afirmou que a Cia Brasil Produções e Eventos já faz rodeios em todo o Brasil e que segue rigorosamente as leis. Em Seropédica, diz a nota, não será diferente, pois os animais são vacinados e muito bem cuidados. Não haverá vaquejada, prova de laço com bezerro ou qualquer outra que cause ferimentos ou maus tratos nos animais.
O Atual pede desculpas aos leitores pelo equívoco.