Itaguaí ganha campanha por vagas prioritárias no Dia Nacional da Luta da PCD

A Prefeitura de Itaguaí realiza nessa quinta-feira (21) a campanha “Não pare na vaga (essa vaga não é sua nem por um minuto)”. Em prol do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (PCD), a inciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das vagas prioritárias.

Campanha vai aplicar uma espécie de multa simbólica a quem estacionar indevidamente (Divulgação)

Segundo a prefeitura, agentes da Secretaria de Assistência Social, por meio da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, estarão nas ruas da cidade a fim de fiscalizar veículos parados em vagas destinadas a PCDs. Em casos de flagrantes, as equipes vão aplicar uma “multa moral”.

LEIA MAIS

Itaguaí: UBS Vista Alegre fecha para manutenção predial

De acordo com o material de divulgação, o motorista que estacionar em vagas adaptadas ou bloquear saídas para cadeirantes no meio-fio rebaixado vai receber a penalização simbólica.

Na filipeta, está o aviso: “Penalidade: aceitar este puxão de orelha com bom humor e admitir seu erro. Pense que esta vaga existe por um motivo especial. Ela é adaptada às necessidades de quem realmente precisa. Você também não gostaria que impedissem sua mobilidade. Então, reflita melhor na próxima vez”. Logo abaixo, é possível ler: “Não cobramos dinheiro, cobramos atitude”.

Para manter a ordem durante as ações, a campanha terá apoio da Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito.

A DATA

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é uma data oficial, por meio da lei nº 11.133, desde 2005. O objetivo é conscientizar sobre a inclusão de PCDs nos mais diversos setores da sociedade.

Já a escolha pelo 21 de setembro se dá pelo início da primavera, estação que se caracteriza pelo surgimento das flores – e neste ano, chega no sábado (23). A ideia é fazer uma alusão com o nascimento da igualdade e dos direitos de PCDs.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com