Governo do RJ inaugura restaurante popular na Central do Brasil
O Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou na terça-feira (15) o Restaurante do Povo Herbert de Souza, na Central do Brasil, no Centro da capital fluminense. Segundo o governo, essa é a 11ª unidade do projeto em funcionamento no estado.
Com um investimento de R$ 9 milhões só para a reabertura, o restaurante popular da Central existe desde 2000, mas ficou fechado por cinco anos. Na cerimônia de reinauguração, o governador Cláudio Castro revelou o planejamento para que 26 unidades estejam ativas até 2025.
O chefe do Executivo estadual só não especificou todas as cidades que deverão receber o projeto dentro desse prazo. Já certas são as próximas unidades de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense, Barra Mansa, no Sul do estado, e Madureira, na capital. O restaurante do Méier, também na capital, está em obras, com previsão de entrega para 2024.
O ATUAL entrou em contato com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para questionar se há um projeto (mesmo que embrionário) da gestão Cláudio Castro para a criação de um restaurante popular no município de Itaguaí. Até o fechamento desta matéria, porém, não chegou uma resposta.
LEIA MAIS
Descaso da Light revolta moradores em Itaguaí
Caminhão quase despenca após furto de ponte metálica entre Itaguaí e Santa Cruz
Rio-Santos: caminhões com eixo suspenso passarão a pagar pedágio
Ainda de acordo com o governo, o Restaurante do Povo Herbert de Souza – batizado em homenagem ao sociólogo Betinho (1935-1997) – funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, e tem capacidade para 600 lugares. A meta é servir três mil almoços por dia ao preço de R$1, cada.
A produção em larga escala é fruto de uma parceria com a Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ, que montou uma cozinha industrial em uma área próxima a fim de preparar as refeições, que chegarão prontas às mesas.