Angra dos Reis faz Exercício Geral de Emergência Nuclear
Quem pretende ir ou passar por Angra nos próximos dias precisa ficar atento. Com o objetivo de avaliar a eficácia da estrutura de resposta, aperfeiçoar e validar os procedimentos previstos no Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ) para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), acontece entre os dias 16 e 17 de agosto, em Angra dos Reis, o Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear.
Trata-se de uma simulação para o caso de haver algum incidente nas usinas nucleares que funcionam na cidade vizinha à Mangaratiba.
A cerimônia de abertura do exercício acontece na terça-feira (15), às 10h, na sede da Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis, com a presença de várias autoridades do segmento, que estarão à disposição da imprensa para fornecer as informações necessárias. No mesmo dia, às 14h, o Colégio Naval vai receber uma exposição de materiais, equipamentos, viaturas e embarcações que serão utilizados durante o exercício, aberta a toda a população.
Na quarta e na quinta-feira (16 e 17), ocorrem diversas atividades de simulação para situações de emergência: ativação do sistema de alerta e alarme por sirenes, evacuação de parte dos trabalhadores da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), distribuição de kits de iodeto de potássio, abrigagem de ilhéus, evacuação de parte da população residente nas Zonas de Planejamento de Emergência 3 e 5 (Guariba, Piraquara, Frade, Sertão do Frade e Praia Vermelha), coleta de amostras de solo, ar, água e vegetação no Bracuí, na Vila Histórica de Mambucaba e Tarituba, evacuação marítima na Praia Vermelha, entre outras.
ATIVIDADES COORDENADAS
Ainda na quinta-feira, o general Marcos Antonio Amaro dos Santos, ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Brasil – organizador do plano juntamente com a equipe do Plano de Emergência Local da Usina Nuclear – junto de comitiva, estará em Angra para acompanhar o exercício, que ainda prevê visita aos hospitais de campanha – que ficarão montados de 14 a 18 de agosto –, à central nuclear, ao Centro de Coordenação de Comando e Controle (CCCEN) e à Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis.
A sexta-feira (18) será dedicada à avaliação do exercício, coordenado pelo Órgão Central do SIPRON. O Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear é uma operação complexa que envolve várias entidades civis e militares. O simulado prevê a mobilização de uma rede de cerca de 60 instituições, com centenas de profissionais, nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal.
“A participação da Defesa Civil Municipal no Exercício Simulado do Plano de Emergência é muito importante. Com ele, além de testarmos a capacidade de resposta do órgão, conseguiremos fazer com que a população se sinta mais segura em relação ao Plano de Emergência. Não se espera que ocorra uma emergência nas usinas, mas todos têm que estar preparados e tranquilos”, resume o secretário de Defesa Civil de Angra dos Reis, Fábio Júnior Pires.