Defesa Civil de Mangaratiba fortalece parcerias em encontro do PAM
A Secretaria de Defesa Civil de Mangaratiba reafirmou seu compromisso com a segurança e ações de prevenção ao participar de mais uma edição do Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde (PAM). O evento, realizado nesta terça-feira (8), na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis, reuniu equipes estratégicas em busca do reforço das respostas conjuntas a situações de emergência. O local abriga o complexo das usinas nucleares Angra I e Angra II.
Duas palestras de destaque pautaram o encontro. A primeira, oferecida pela Petrobras, que apresentou o Plano de Contingência desenvolvido para incidentes envolvendo derramamento de óleo na Baía de Santos. Posteriormente, a Eletronuclear detalhou o Plano de Emergência Local, realçando a testemunha de um preparo abrangente em situações de risco. Para enriquecer a experiência, os participantes também desfrutaram de uma visita técnica às instalações das usinas energéticas Angra I e Angra II, sedeadas no complexo.
Dentre os presentes, destacou-se o coordenador do PAM na região da Costa Verde e secretário de Defesa Civil de Mangaratiba, coronel Paulo Rogério Escarani. O evento contou ainda com a presença de representantes da Defesa Civil Estadual, de Angra dos Reis, de Paraty, e outros municípios parceiros.
PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO
O PAM (Plano de Auxílio Mútuo) representa uma associação sem fins lucrativos composta por empresas privadas/públicas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, com objetivo de atuar de forma cooperada no atendimento a uma emergência. Por meio do PAM, empresas, órgãos públicos e instituições civis e militares se unem para compor uma força tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal, que venha acontecer. Seu foco é de viabilizar providências conjuntas para ajuda, socorro ou assistência de forma ágil e que garanta a diminuição de riscos e danos.