CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Com habilitação aquaviária em mãos, pescadores da Baía de Sepetiba traçam planos para futuro

Um dia marcado por muita emoção e sensação de dever cumprido. Os 23 formandos do curso de Pescador Profissional Nível 1 se reuniram na Casa Porto, na Ilha da Madeira, em Itaguaí, na última terça-feira (1º), para receber o certificado de proficiência e a tão sonhada Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), que permite o exercício da atividade de pesca profissionalmente.

Foram onze dias de aulas teóricas e práticas sobre legislação e normas marítimas, operação de máquinas, prevenção de combate a incêndio, entre outros ensinamentos. Conhecimentos que serão utilizados por quem já percorreu um longo caminho na pesca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É o caso do formando Rivamar de Souza, de 72 anos, aluno mais experiente do curso, que está todo confiante para os novos desafios.  Com um desempenho extraordinário durante as aulas, ele teve as notas mais altas da turma e excelentes avaliações.

Para coroar toda essa dedicação, Rivamar recebeu o prêmio de aluno destaque, que comemorou junto aos colegas. “Estou muito feliz por conseguir me formar ao lado de outros pescadores que fizeram bonito no curso. Eu aprendi muito durante as aulas, e agora, tenho a possibilidade de regularizar a minha atividade no mar”, disse.

Entusiasmo, dedicação e força de vontade também encontrados na única representante do sexo feminino na turma. De família de pescadores, Adriana Ferreira, mostrou que lugar de mulher é mesmo onde ela quiser, inclusive no barco, como pescadora profissional. “Foi um grande aprendizado para mim. Não tenho palavras para explicar. Estou radiante por essa conquista. Meu marido é pescador, minha família toda é da pesca, e sempre vi como são pessoas guerreiras. Meu esposo vai para o mar e, às vezes, queria ir com ele e não podia.  Mas agora estou habilitada e vamos juntos”, contou. 

Daniele Bezerra, analista de responsabilidade social do Porto Sudeste, destaca que foi muito gratificante perceber o quanto os pescadores se engajaram nas aulas, e que agora, poderão exercer suas atividades com mais segurança.  “Conhecimento é algo que ninguém pode tirar da gente. E é por isso que procuramos investir em programas e projetos voltados para capacitação, educação e profissionalização”.

O Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1 – foi um investimento do Porto Sudeste na profissionalização da atividade pesqueira na Baía de Sepetiba. Além de contribuir para a segurança da navegação na região, a capacitação também é uma forma de gerar novas oportunidades de emprego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com