Programa de formação profissional para adolescentes é lançado em Mangaratiba
A Fundação da Infância e Adolescência do Rio de Janeiro (FIA) e a Prefeitura de Mangaratiba anunciam o lançamento da terceira turma do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA). Em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o projeto tem como objetivo ampliar a formação profissional de adolescentes no município, proporcionando oportunidades de inserção no mercado de trabalho aos refugiados.
Desenvolvido pela FIA/RJ, o PTPA visa oferecer uma experiência significativa aos jovens de ambos os sexos, promovendo a inserção no mundo do trabalho por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. Com foco na qualificação e articulação com o setor empresarial, o programa se torna uma importante ferramenta para os adolescentes que buscam crescimento profissional e novas oportunidades.
A iniciativa foi trazida para Mangaratiba em 2022 pela vereadora Cecília Cabral, que se destacou a personalidade do programa para a juventude do município. “Este programa vem sendo uma oportunidade ímpar de oferecer acesso ao mercado de trabalho e qualificação para nossos jovens. Quero agradecer a parceria do prefeito Alan Bombeiro, do Deputado Luiz Claudio Ribeiro e da FAETEC, por fazerem parte deste movimento tão importante, rumo ao crescimento profissional dos nossos adolescentes”, afirmou a vereadora.
PRESENTES NA CERIMÔNIA
Além do prefeito Alan Bombeiro, a cerimônia de abertura da terceira turma do PTPA contou com a presença do deputado federal Chiquinho Brazão, do secretário de Defesa Civil, Paulo Rogério Escarani, além dos vereadores Aristides e Rômulo Carcará, e representantes da FIA e do Governo do Estado. Todos celebraram a continuidade do programa, que já impactou positivamente a vida dos jovens da cidade.
A sede do PTPA está instalada na FAETEC de Mangaratiba, localizada na Avenida Frei Affonso, s/n° – Praia do Saco. O programa busca promover a formação profissional de adolescentes, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e criando oportunidades concretas de crescimento na região.
SOBRE O PTPA:
Para participar do PTPA os adolescentes devem ter de 15 a 17 anos e estarem matriculados, frequentando efetivamente o Ensino Fundamental ou Médio, ou serem oriundos de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família ou Renda Melhor Jovem. Também podem participar adolescentes que estejam cumprindo medidas sócias educativas. O Programa, que viabiliza vagas de estágio, também inclui um curso preparatório com duração de 4 meses, totalizando 320 horas de aulas , distribuídas entre sete módulos: Português e Redação / Matemática e Raciocínio Lógico/ Humanidades Aplicadas/ Noções Administrativas e Financeiras/ Técnica, Tecnologia e Mídias Sociais/ Música, Teatro e Produção Artístico-Cultural/ Resiliência.