Mangaratiba celebra a resistência das mulheres negras na sociedade
O município de Mangaratiba, celebrou nesta terça-feira (25), o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, em conjunto com o Dia Nacional de Tereza de Benguela, uma figura proeminente na história quilombola brasileira. Em uma iniciativa organizada pela Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SPPMulher), o Centro Cultural Cary Cavalcanti foi o palco de diversas atividades enriquecedoras, como palestras, apresentações culturais e uma roda de conversa, tudo com o propósito de homenagear e celebrar a resistência das mulheres negras na sociedade.
Com a intenção de ampliar a visibilidade da luta das mulheres negras, a subsecretária doutora Gabi destacou a importância da data: “É um dia de resistência das mulheres negras contra o racismo, o patriarcado e incluir. Portanto, é de extrema importância que elaboremos estratégias e políticas que possam fortalecer essas mulheres, que são as mais felizes pela violência, além de celebrar e honrar suas conquistas. Nosso compromisso é continuar esperando para alcançar resultados cada vez mais satisfatórios”, ressaltou.
PALESTRAS E RODAS DE CONVERSA
As atividades foram diversificadas e abordaram temas relevantes. A coordenadora da Casa Rosa, Clarice Antunes, ministrou uma palestra sobre Saúde da Mulher, enquanto a representante do ArteViva, Greyce Moura, trouxe à tona uma discussão sobre Violência contra a Mulher Negra. A Saúde Mental também foi contemplada com uma palestra realizada pela assistente social do CAPS, Marluce Fernandes.
Além disso, as rodas de conversa foram momentos de aprendizado e troca de experiências. O núcleo da Terceira Idade de Itacuruçá abordou o tema “Sabedoria”, trazendo a perspectiva das mulheres mais experimentadas. A participação das quilombolas Vânia e Bárbara Guerra, juntamente com a historiadora Miriam Bondim, enriqueceu a discussão com uma abordagem histórica e cultural. A parte cultural também foi comemorada no evento, com apresentações do Grupo Cultural Filhos da Marambaia e da cantora Daniele Valente, que encantaram o público com suas apresentações.