CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Porto Sudeste e Capitania dos Portos de Itacuruçá formam 23 pescadores profissionais da Baía de Sepetiba

Vinte e três pescadores de diferentes associações da Baía de Sepetiba concluíram, nesta semana, o Curso de Formação de AquaviáriosPescador Profissional Nível 1. Com apoio do Porto Sudeste, a especialização faz parte do projeto Pesca Legal, promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com certificação da Marinha do Brasil por meio da Delegacia da Capitania dos Portos de Itacuruçá. Para Carla Matos, gerente de Assuntos Corporativos do Porto Sudeste, participar e apoiar projetos como esse é uma excelente oportunidade para promover uma perspectiva de mudança na vida das pessoas.

“Somos uma empresa que valoriza e promove projetos sempre pensando na comunidade. Acreditamos e nos empenhamos cada vez mais para garantir a integração da atividade portuária com o seu entorno, e justamente por isso, apoiamos esse curso de formação de aquaviários. É fundamental que os pescadores da região tenham acesso às ações que resultem em aprimoramento profissional e, acima de tudo, em novas perspectivas de vida”, ressaltou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo do curso, que teve duração de onze dias, os pescadores participaram de aulas teóricas e práticas, como por exemplo, prevenção de combate a incêndio, manobra e manutenção de embarcações, primeiros socorros, procedimentos de sobrevivência no mar e manuseio e conservação de pescado.

Entre os alunos formados, o jovem Márcio Vancatta Daher, de 19 anos, morador da Praia Pequena, se mudou para a região há cinco anos e se encantou pela beleza do local. “Eu morava no Santíssimo, Zona Oeste do Rio, e quando me mudei para cá, comecei a pescar na embarcação de outros pescadores e enfrentava muitas críticas porque não tinha carteira de pescador profissional. Hoje, graças a Deus, tenho minha própria embarcação, e agora, meu registro também.  Gostei muito do curso e espero poder me qualificar cada vez mais”, afirmou. O Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1 – tem como objetivo gerar novas oportunidades de emprego, e com os pescadores habilitados, contribuir para a segurança da navegação na região. Uma nova turma está prevista para o segundo semestre deste ano.  

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com