Mangaratiba apresenta planejamento estratégico do turismo
A Secretaria de Turismo e Cultura de Mangaratiba realizou nesta terça-feira (4) a cerimônia de entrega e apresentação do ‘Planejamento Estratégico do Turismo de Mangaratiba’ no Centro Cultural Cary Cavalcanti. O evento contou com a presença de representantes de outras cidades, como Itaguaí, Angra dos Reis e Paraty, que também receberam o plano.
O ‘Planejamento Estratégico do Turismo de Mangaratiba’ foi apresentado pelo consultor especialista do Sebrae, Flávio Gueiros. Esse documento, fruto da parceria entre a Secretaria de Turismo e Cultura e o Sebrae, servirá como base para as ações e planejamentos da Secretaria nos próximos três anos.
Desenvolvido ao longo de dois anos, o projeto foi elaborado com base em informações incluídas. O plano estratégico inclui uma lista de objetivos, estratégias, ações e métodos a serem executados pelo poder público, em conjunto com os operadores turísticos, para atender o turismo na região. Quatro pilares principais foram alcançados: pesquisa e projeto para a qualidade de hospitalidade, marketing e promoção, inovação na oferta de serviços e fortalecimento do turismo local.
PARCERIA COM O SEBRAE
O secretário de Turismo e Cultura, Fernando Luís da Matta, comemorou esse importante passo. Ele destacou o potencial turístico de Mangaratiba e região, que agora será devidamente explorado graças à parceria entre o Sebrae, a Secretaria de Turismo e os empresários locais. O objetivo é investir nos pontos específicos de cada região, fortalecer o vínculo entre a população e os turistas, e defender a identidade cultural da cidade. O secretário enfatizou a importância da participação dos moradores em cada etapa desse processo.
O encontro contou a presença de operadores turísticos locais, como empresários, comerciantes, empreendedores e artesãos, além da população em geral e representantes das secretarias municipais. Também estiveram presentes a presidente da Fundação Mário Peixoto, Cecília Cabral, o secretário de Defesa Civil, Paulo Rogério Escarani, o subsecretário de Turismo e Cultura, Washington Santos, e o analista do Sebrae, Leonardo Higino.