Lugar de mulher é na Engenharia, sim!
As mulheres estão cada vez mais ocupando todos os espaços no mercado de trabalho. Conquista mais do que justa, já que a qualificação profissional não está ligada ao gênero, mas sim à competência e dedicação. Para reforçar a importância feminina no segmento, no dia 23 de junho é comemorado o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A data, criada pela organização Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, tem como objetivo fortalecer o lugar que as engenheiras vêm ganhando na profissão, antes majoritariamente ocupada por homens.
Engenheiras químicas, ambientais, petróleo e gás e de automação fazem parte da equipe do Porto Sudeste. Profissionais fundamentais para que a empresa possa ser inovadora, comprometida com o planeta e com as pessoas. E como é a atuação na área, quais são suas responsabilidades, qual é a motivação para seguir essa carreira? Marina Paixão, engenheira ambiental, e Bethânia Oliveira, engenheira de controle e automação, compartilham um pouco da rotina de trabalho no terminal da Ilha da Madeira.
MARINA PAIXÃO, ENGENHEIRA AMBIENTAL DO PORTO SUDESTE
– O que faz uma engenheira ambiental em um terminal portuário?
A engenheira ambiental cuida da conformidade ambiental. Eu, especificamente, trabalho muito com a parte de licenciamento, sistema de gestão e, atualmente, com a temática ESG voltada para as nossas atividades.
– Por que você decidiu seguir com essa profissão?
Com 15 anos eu entrei para a escola técnica federal de química (atual IFRJ), e fiz o curso Técnico em Meio Ambiente. Me apaixonei pela área quase que imediatamente. Na hora do ENEM, minha primeira opção foi a Engenharia Ambiental. Não tinha como ser diferente. É o que eu amo fazer!
– Como você vê o papel das mulheres na engenharia?
Essencial. Penso que toda e qualquer profissão só se engrandece com a diversidade de pensamentos, visões, experiências. Ser uma mulher engenheira é ser inspirada por quem veio antes e servir de inspiração para as próximas.
– O que você diria para quem está decidindo o que fazer na faculdade para convencê-la a entrar na área?
Se você se interessa em atuar na área ambiental, essa é a profissão que eu indico. É muito ampla, te permite trabalhar com uma infinidade de temas, empresas, áreas e segmentos. É muito versátil e, hoje em dia, está cada vez mais valorizada pelas preocupações ambientais do planeta.
BETHÂNIA OLIVEIRA, ENGENHEIRA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DO PORTO SUDESTE
– Qual é a sua função no Porto Sudeste?
Faço parte da equipe responsável pelos projetos de investimentos da empresa, e cuido dos projetos de automação e interfaces com as demais disciplinas. Estudo novas tecnologias e verifico a viabilidade de aplicá-las ao nosso negócio.
– Por que você escolheu ser engenheira?
Sempre tive afinidade com exatas e me adaptei muito bem com a dinâmica de trabalhar com projetos na engenharia. A possibilidade de estar em constante aprendizado e poder usar isso a favor do crescimento da empresa me motivou a escolher esse trabalho.
– Como você vê o papel das mulheres na área?
A mulher na engenharia precisa provar a todo momento a capacidade de estar na área em que atua. A maioria das mulheres que ingressa na área técnica não fica, acaba migrando para funções administrativas. Fico muito feliz quando vejo mulheres sendo contratadas na área técnica, pois assim poderemos promover a valorização profissional e quebrar estereótipos. Ao longo dos anos, a área da engenharia vem ganhando cada vez mais mulheres que lutam por uma maior visibilidade e inclusão nos setores públicos e privados. Luta que é reconhecida pelo Porto Sudeste com a presença de competentes engenheiras em suas operações portuárias. Que venham mais mulheres, na engenharia, em todos os lugares e funções que elas desejarem ocupar, sempre com respeito e igualdade.
– O que você enxerga como futuro da engenharia dentro desse universo portuário?
A engenharia tem papel fundamental na indústria com a implementação de projetos que visam aumentar a produção, reduzir custos, melhorar a segurança, otimizar recursos etc.
– Que conselho você daria para quem está pensando em entrar para a área?
A escolha de uma profissão deve ser analisada com cautela, pois envolve muitos fatores. Por isso, antes de decidir pela engenharia, sugiro que as pessoas conheçam com detalhes as possibilidades da profissão. Não tem receita pronta, o que foi ótimo para mim, pode não funcionar para outras pessoas.