Fórum da Alerj retoma as atividades na nova legislatura
O Fórum da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro retomou as atividades na terça-feira (4), quando definiu as estratégias de trabalho do grupo para o primeiro semestre de 2023. Dentre os trabalhos definidos está a realização de um encontro com o IBGE, para analisar os dados do censo demográfico de 2022; a produção de seminários para discutir os avanços da economia do mar e a agenda de responsabilidade ambiental, social e de governança do Rio. O colegiado pretende ainda estreitar os diálogos com empreendedores de comunidades. As reuniões vão começar no dia 13 de abril e estão previstas para se estenderem até o dia 27 de junho.
Segunda vice-presidente da Mesa Diretora da Alerj, e responsável por conduzir os trabalhos do Fórum, a deputada Tia Ju (Rep) falou sobre as prioridades. “Nesse ano de 2023, o Fórum entra em um novo momento. Nossas três palavras-chave são mobilização, estudos e ação, e a informação continua sendo a base para tomada de decisões, mas, a partir desta nova Legislatura, caberá a mim a condução do Fórum. Trabalharemos juntos, sempre atentos aos grandes temas debatidos no estado, buscando desenvolvimento e ações oportunas e efetivas”, afirmou ela.
DEMANDAS DAS CÂMARAS SETORIAIS
Criado em 2003 pela Alerj, o Fórum tem como foco promover inovações e ampliar a participação dos cidadãos no aperfeiçoamento das políticas públicas a partir da interação entre academia, setor produtivo e Poder Legislativo. Ao todo o grupo conta com integrantes de oito câmaras setoriais, além dos presidentes das 68 entidades. “Esse é um espaço em que a reflexão é feita entre vários atores. Nosso calendário já está totalmente pronto para o primeiro semestre, mas deixamos em aberto as reuniões do segundo semestre, justamente porque queremos ouvir as demandas das câmaras setoriais e analisar novas sugestões. Algumas propostas, inclusive, já foram apresentadas aqui neste encontro”, disse o novo subdiretor-geral do Fórum, Frederico Lima. Ele também agradeceu a confiança do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), ao nomeá-lo para o cargo.
REGIÕES QUE MOVIMENTAM O TURISMO
O presidente do Conselho de Desenvolvimento de Turismo (Condetur) da Costa do Sol, Marco Antônio Navega, aproveitou a reunião para propor uma sugestão de debate para o segundo semestre. Ele afirmou que muito se discute sobre a possível saída da crise financeira do estado através do turismo e, tendo isso em vista, Navega propôs reuniões com representantes dos 12 municípios do Rio que movimentam a economia turística.
“Nós somos o estado mais visitado por turistas internacionais no Brasil e precisamos aproveitar melhor essa estatística a nosso favor. Temos 12 regiões que movimentam o turismo, mas só duas hoje efetivamente trabalham de forma conjunta com as políticas públicas federais que são a Costa do Sol e a Serra Verde Imperial. A gente tem que sensibilizar as outras regiões a fazer aquilo que nós fizemos lá em 2008 na Costa do Sol, buscando recursos tanto financeiros quanto de pessoal da União”, concluiu Navega.