Ternium anuncia construção de escola técnica
Prevista para 2025, Escola Técnica Roberto Rocca será a terceira construída pelo grupo no mundo e terá 576 vagas para formações técnicas de Mecatrônica e Eletromecânica
A Ternium anunciou a construção da Escola Técnica Roberto Rocca, em Santa Cruz, bairro da Zona Oeste da capital mais próximo de Itaguaí. O investimento será de R$ 210 milhões.
A empresa não divulgou o local específico, mas será às margens da Rio-Santos.
Com 576 vagas de Ensino Médio destinadas às formações técnicas de Mecatrônica e Eletromecânica, a previsão é de que a aula inaugural seja realizada em 2025. A instituição leva o nome de Roberto Rocca, que foi Presidente e fundador do Grupo Techint e grande incentivador da educação técnica e da inovação industrial.
A Ternium, que mantém um centro industrial de produção de aço no bairro de Santa Cruz, anunciou também a criação do Instituto Ternium, que administrará a escola e todos os demais projetos sociais, esportivos, culturais e educacionais da companhia. Todos os alunos terão bolsa de acordo com o perfil socioeconômico.
ESCOLA PRIVADA
De caráter privado, a Escola Técnica Roberto Rocca tem o objetivo de gerar oportunidades de impacto positivo na qualidade de vida da sociedade e das gerações futuras, em especial na população da Zona Oeste do Rio e cidades vizinhas, como Itaguaí, por exemplo.
“Nossa missão, desde o início, tem sido integrar a atividade industrial com a educação, como um fator de progresso na comunidade. Não existe um projeto industrial sólido e a longo prazo que não tenha um apoio pleno na comunidade que o rodeia. Investir em educação é fundamental, não apenas para o desenvolvimento individual, mas da comunidade ao nosso redor também”, destaca Paolo Rocca, CEO do Grupo Techint e Presidente do Conselho de Administração da Ternium.
O instituto de excelência acadêmica oferecerá formação técnica de três anos para alunos, com programa educativo de qualidade e focado na indústria. O Grupo Techint, da qual a Ternium faz parte, já conta com escolas técnicas de ensino médio na cidade de Pesqueria, no México, e no município de Campana, na Argentina.
“O foco da Ternium é estar próximo da comunidade. A região de Santa Cruz é nossa prioridade, por isso é o local escolhido para a construção da escola no Brasil. O compromisso da companhia com a educação de qualidade sempre foi muito forte. Estamos convencidos de que a educação de qualidade é o caminho para que muitos jovens encontrem melhores oportunidades de desenvolvimento profissional e de qualidade de vida.”, explica o Presidente da Ternium Brasil, Marcelo Chara.
Todos os alunos da instituição terão algum percentual de bolsa, definido a partir de um estudo socioeconômico familiar. A escola prevê a disponibilização de equipamentos de última geração e um projeto arquitetônico único.
SOBRE A TERNIUM BRASIL A Ternium é umas na produção de aços planos da América Latina e, desde 2017, opera o maior centro industrial na cidade do Rio de Janeiro, em Santa Cruz. A usina tem capacidade de produção de cinco milhões de toneladas de placas de aço por ano, com alto nível de sofisticação que atende indústrias nos EUA, México, Brasil e Europa. A empresa possui cerca de 8 mil funcionários, sendo que mais de 60% são moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Ternium investe mais de R$ 10 milhões por ano no desenvolvimento socioeconômico de Santa Cruz e região, por meio de projetos sociais, com foco em educação, que atendem a mais de 9 mil pessoas diretamente.