Mangaratiba: Defesa Civil mostra sistema de alerta para Maricá
A Secretaria de Defesa Civil Mangaratiba recebeu, nesta quarta-feira (11), a visita de técnicos da Defesa Civil de Maricá, que foram até o município para conhecer de perto o Sistema Municipal de Alerta e Alarme para chuvas fortes. O encontro contou com a presença do secretário da pasta, Coronel Rogério Escarani.
De acordo com a Defesa Civil, o objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do sistema de preparação para emergências e desastres, assim como os equipamentos existentes nas localidades do município consideradas de risco.
Durante a visita, os agentes participaram de uma palestra comandada pelo superintendente de Defesa Civil, Rodrigo Godinho, que explicou o funcionamento do sistema implantado pela Prefeitura de Mangaratiba. Logo depois, as equipes se deslocaram até as sirenes do Morro do Cristo, para aprenderem os protocolos de acionamento.
Para o secretário de Defesa Civil, Coronel Rogério Escarani, é uma satisfação poder compartilhar com outros municípios, informações importantes para o crescimento do sistema de prevenção. “Estamos muito felizes em passar as nossas experiências adiante. O Sistema de Alerta e Alarme chuvas fortes de Mangaratiba é um mecanismo de mobilização das comunidades, com foco no desempenho de ações preventivas”, explicou o secretário.
O coordenador Técnico da Defesa Civil de Maricá, Ronaldo Rangel, agradeceu a receptividade. “É muito bom ter a oportunidade de aprender sobre um sistema que vem surtindo efeito positivo na cidade. Obrigado Escarani e toda sua equipe por dividir conosco seu conhecimento”, ressaltou.
SISTEMA DE ALERTA E ALARME
Mangaratiba possui um Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes que funciona da seguinte forma: sirenes instaladas em áreas de risco são acionadas assim que a Defesa Civil identifica que as chuvas chegaram a níveis críticos nesses locais. O sistema ainda ajuda a direcionar os moradores para os pontos de apoio em situações de emergência ou risco, emite mensagens por SMS com os alertas da Defesa Civil ou em listas de transmissão via whatsapp.