Uerj: vestibular adota novo modelo a partir de 2024
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou que seu vestibular voltará a adotar para 2024 o modelo com dois exames de qualificação e um discursivo, que foi usado até 2019, antes do início da pandemia de Covid-19. De acordo com o cronograma da instituição, as provas da primeira etapa acontecem nos dias 4 de junho e 3 de setembro deste ano, com questões objetivas de todas as disciplinas.
Segundo comunicado da universidade, dessa maneira, os candidatos podem optar por realizar apenas um dos exames ou os dois – neste caso, será considerada a maior pontuação.
Já a segunda e última etapa ficou para 3 de dezembro, com redação para todos os participantes e duas provas discursivas de disciplinas específicas, conforme o curso escolhido.
Gustavo Krause, diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da Uerj, destaca que o retorno do modelo aumenta as possibilidades dos candidatos que se prepararam: “Com dois exames de qualificação, o candidato tem duas chances de alcançar um bom conceito”.
CONSULTA PÚBLICA
Assim como acontece desde 2017, uma consulta pública vai definir os livros de literatura para o Vestibular Estadual 2024. São três as opções: Literatura Portuguesa, Clássicos Universais, Livro de Contos e Literatura Infanto-juvenil.
Para votar na enquete, que fica no ar até o próximo dia 27 de janeiro, clique aqui. O resultado sai no início de fevereiro.