VÍDEO: Prefeito de Itaguaí diz que acionou a Justiça contra a cobrança de pedágio na Rio-Santos
Alguns novos fatos surgiram naquilo que, ao que tudo indica, será mais uma “novela” que prolongará o transtorno de muita gente que mora em Itaguaí e Mangaratiba. São pessoas que, acostumadas a transitar entre um município e outro, terão, a partir de março deste ano, um enorme problema financeiro: o pagamento de altas somas mensais por causa do pedágio na Rio-Santos.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E LEIA REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE A COBRANÇA DO PEDÁGIO:
Pois bem. O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira (Podemos), fez coro ao prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro (PP). Ambos aparecem em um vídeo publicado por Vieira no Facebook durante o Coroa Folia, no último sábado (21).
Vieira disse que ajuizou uma ação na Justiça contra a concessionária responsável pela Rio-Santos (BR-101), que passará a cobrar pedágios nos trechos que ficam nos quilômetros 414 (Coroa Grande, em Itaguaí) e 447 (em Mangaratiba).
“Estamos na briga contra a CCR contra esses pedágios malucos aí que estão colocando na nossa região, querem diminuir nosso turismo, mas entramos na Justiça, Alan entrou em Mangaratiba, e eu entrei aqui em Itaguaí. Nós vamos ganhar o direito do morador de Itaguaí, do morador de Mangaratiba para poder ir e vir nessa cidade”, diz Rubem Vieira no vídeo.
ASSISTA O VÍDEO:
O ATUAL entrou em contato com a Secretaria de Comunicação de Itaguaí, que não confirmou o ajuizamento da Ação, nem deu mais detalhes a respeito.
Cabe lembrar que, em situação semelhante há cerca de um ano, Seropédica garantiu na Justiça isenção para moradores que provaram necessidades de trabalho e estudo para cruzar o pedágio.
CCR-RIOSP IMPEDE MANIFESTAÇÃO
Também no sábado (21), cidadãos inconformados com a situação de terem que pagar quantias para realizarem tarefas intermunicipais no seu dia a dia se dirigiram à beira da rodovia para uma nova manifestação contra o pedágio (a primeira ocorreu no dia 30 de dezembro do ano passado, sob chuva intensa).
Mas foram surpreendidos por um policial rodoviário federal que leu para eles uma liminar que proibia a interrupção do tráfego na Rio-Santos. A concessionária CCR-RioSP já havia se mobilizado a fim de impedir qualquer movimentação dos manifestantes que atrapalhasse o fluxo de veículos.
CÂMARA EM RECESSO
Apesar de uma certa mobilização em torno do tema a partir do vereador itaguaiense Jocimar do Cartório (PTC) e uma reunião com a participação do presidente da Casa Legislativa, Gil Torres (União Brasil), a Câmara de Itaguaí não deu prosseguimento às tratativas com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A última informação que a reportagem recebeu foi a de que a Câmara marcaria uma reunião com a agência reguladora, mas o recesso parlamentar certamente esfriou o assunto.
Recentemente, a Diretoria de Comunicação da Câmara enviou a seguinte nota: “A presidência da Casa está em contato com vereadores da cidade vizinha Mangaratiba para tomar medidas de parceria em conjunto, visando trazer benefícios e melhorias para os moradores de ambos os municípios”.