Orquestra Commil é campeã nacional de bandas
Sob a batuta do maestro Allan Oliveira, a Orquestra de Metais e Percussão da Commil, projeto de música da Organização Não Governamental Aprisco, conquistou no último dia (4), um título inédito para Itaguaí: campeã Nacional de Bandas e Fanfarras, na categoria Banda Marcial Juvenil, para alunos até 21 anos. A Commil também faturou outros três prêmios individuais: primeiro lugar no quesito Corpo Coreográfico, segundo lugar no Regente Mor e o terceiro lugar no Pavilhão Nobre.
As conquistas da Commil no campeonato organizado pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), foram após disputas acirradas. A competição contou com 36 bandas de todo o Brasil divididas em dois dias de evento, realizado do Ginásio do Colégio Salesiano Santa Rosa em Niterói. “A Commil disputou o título com outras duas bandas, uma do estado do Rio de Janeiro e outra do Rio Grande do Sul, na oportunidade nossos alunos puderam intercambiar a prática artística com músicos, coreógrafos e ginastas de todo o Brasil”, disse o maestro Allan Oliveira, ressaltando que a conquista nacional não foi fácil. “Graças a Deus contamos com a energia de cada aluno, com a força dos voluntários da Aprisco e com o apoio de pais, mães, avós e de pessoas e empresas que sem pedir nada em troca, foram fundamentais para esta conquista. Apesar da categoria permitir artistas de até 21 anos, a média de idade na Commil é de 13 anos. O aluno mais novo tem oito anos”, completou.
Ao Atual, o maestro Allan contou que um dos pontos altos da competição foi a apresentação de uma música de sua autoria chamada “A Busca”, que é um poema sinfônico composto no ano de 2020, no auge da pandemia de covid-19. “E seus temas instrumentais retratam as fazes que vivemos desde os primeiros casos até o início da vacinação”, concluiu o maestro.
Além do título nacional, a Commil é a atual Campeã Estadual de Bandas na categoria Banda Marcial Juvenil, tem como regentes o maestro Allan Oliveira e a maestrina Grazielle Vitória junto com a coreógrafa Juliana Martins.
SEIS ANOS DE CONQUISTAS
A Commil é mantida pela Associação Aprisco e tem como presidente Washington Tadeu da Silva. Fundada em novembro de 2016 por meio de mobilização da comunidade do Morro do Sase, em Itaguaí, seu nome é em homenagem ao Maestro Ilson de Lima Saturnino, figura importantíssima na formação das bandas de música de Itaguaí e região. Já o projeto Aprisco conta com o apoio do Porto Sudeste do Brasil em parceria com a Gerando Falcões.
Em 2018 foi classificada em 23º lugar no Prêmio Arte e Educação da Funarte. Em 2019 recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Diploma Heloneida Studart, reconhecendo ao trabalho realizado com a música brasileira. Também em 2019 recebeu da Assembleia Legislativa do Distrito Federal uma moção de congratulações por ser finalista no Prêmio Profissionais da Música. A Orquestra da Commil conta com 55 integrantes entre corpo musical e corpo coreográfico e é bicampeã estadual de bandas. Também faz parte da Commil, a diretora do projeto Aprisco, Érica Pereira.