Itaguaí: escola pública no Engenho conquista prêmio ambiental
A escola municipal Jorge Flores da Silva, no bairro Engenho, em Itaguaí, conquistou o selo “Escolas Pelo Clima” pela criação de projeto para reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
O selo reconhece iniciativas educacionais que buscam soluções para a crise climática e é organizado pela Reconectta e pelo Movimento Escolas Pelo Clima. A escola foi uma das 35 iniciativas destacadas pelo movimento em 2022.
O projeto desenvolvido pela escola tem foco no combate ao descarte irregular de resíduos e lixo no ambiente. Os estudantes foram estimulados a refletir sobre os impactos da poluição e a buscar soluções para reduzir o descarte irregular nas encostas dos rios do município.
Uma das atividades foi a visita ao projeto de conservação do Parque Estadual do Cunhambebe para compreender de que forma o lixo e resíduos que são descartados no rio do bairro impactam na qualidade sanitária de sua habitação e também na biodiversidade.
Após a visita, os estudantes e professores colocaram em prática ações como a revitalização de áreas da comunidade que antes serviam apenas para acúmulo de lixo.
REAPROVEITAMENTO
O projeto também teve como resultado uma oficina de reaproveitamento, com o objetivo de mostrar iniciativas que podem dar um novo uso para itens que seriam descartados. Dentre os conteúdos da oficina estava o reaproveitamento de lacres de latas de bebidas.
Paralelamente, a escola entregou material de orientação e sacos para que 100 alunos ficassem responsáveis pela coleta de resíduos residenciais e os levassem até a escola, onde foram separados, pesados e verificados possíveis impactos ambientais.
O projeto recolheu 500 kg de resíduos em três meses. Este material poluidor seria descartado na encosta do rio ou levados a aterros sanitários, o que amplia os desafios ambientais e climáticos. Todo o material foi entregue aos catadores e cooperativas locais.
EDUCAÇÃO CLIMÁTICA
Com 546 escolas signatárias, entre públicas e privadas, de todo o país e de Portugal, representando mais de 328 mil estudantes e 33 mil educadores, o Movimento Escolas pelo Clima é a maior comunidade de escolas comprometidas com a agenda climática.
A iniciativa é gerida pela Reconectta, negócio de impacto social certificado pelo sistema B que atua com educação climática nas escolas.
Para fazer parte da rede, as escolas signatárias precisam, ao longo do ano letivo, terem incluído a temática da Emergência Climática em pelo menos uma atividade pedagógica com os estudantes e promovido uma formação no tema com professores.
O movimento oferece todo apoio para que as escolas ativem suas iniciativas, dentre elas, eventos exclusivos e curadoria em Educação Climática.