Porto Sudeste divulga primeiro Relatório de Sustentabilidade
O Porto Sudeste acaba de divulgar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade. O documento traz indicadores sociais, econômicos e ambientais do período de 2015 a 2021 relacionados às práticas sustentáveis adotadas pela empresa, além dos resultados alcançados.
Ao todo, mais de 35 projetos foram implementados na região, dentre eles, a recuperação de manguezais, o programa de equoterapia e a instalação de hortas comunitárias em escolas públicas.
Outro destaque no relatório é o número de postos de trabalho – entre diretos e indiretos – criados durante a implantação do terminal: cerca de 3,9 mil.
O apoio à campanha de vacinação contra a Covid-19, as doações de cestas básicas, distribuição de máscaras e de produtos de higiene para moradores de Itaguaí e Mangaratiba também foram ações de impacto positivo. Somente em insumos a doação da empresa somou R$ 214 mil, conforme o documento.
IMPACTO POSITIVO
Jayme Nicolato, CEO do Porto Sudeste, destaca a amplitude do conceito de sustentabilidade com o qual se engajou e constatou: “Está cada vez mais claro que temos um papel fundamental na preservação do nosso mundo e na transformação da forma como fazemos negócios”.
O executivo completa. “Queremos gerar impacto positivo para todos os envolvidos. Esse é o ESG que acreditamos”.
Jayme se refere à sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português). O termo surgiu em 2004, no relatório Who Cares Wins (Ganha quem se importa), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e aborda o quanto uma companhia se empenha para reduzir impactos no meio ambiente, e ainda, o quanto ela trabalha para um mundo mais justo e se mantém os melhores processos de administração.
Ainda de acordo com Nicolato, o conceito de ESG está fortemente atrelado à cultura do Porto Sudeste: “Somos uma empresa que adota os preceitos do Capitalismo Consciente, e com isso acreditamos que a cultura não deve ser imposta para nossos colaboradores, mas deve ser entendida, abraçada e internalizada pelas pessoas. É isso o que acontece aqui”, pontua.
O RELATÓRIO
O Relatório de Sustentabilidade aponta que a empresa fechou o ano de 2021 com 1.243 colaboradores, sendo 548 próprios e 705 de empresas contratadas.
Do total de trabalhadores, 62% são moradores de Itaguaí (55%), Seropédica (4%) e Mangaratiba (3%).
A diversidade é outro fator importante para a empresa. “Não à toa, um comitê dedicado ao tema foi criado no ano passado. Como primeira iniciativa, o grupo realizou o Censo da Diversidade, que nos trouxe informações relevantes que irão guiar a criação dos planos de ação e iniciativas para as próximas ações”, explica Jayme.
Interessados em conhecer outros programas e resultados implantados pelo Porto Sudeste podem acessar o link:
https://www.portosudeste.com/sustentabilidade/relatorio-de-sustentabilidade/.