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Mangaratiba: Enel alerta para golpe do falso PIX

A Enel Rio, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mangaratiba, está com uma campanha para alertar os consumidores sobre um golpe que tem se tornado cada vez mais comum: o falso PIX. Segundo a concessionária, a fraude virtual consiste na criação de sites falsos que se passam pela distribuidora para enganar clientes, coletando dados pessoais e emitindo documentos irregulares de cobrança, sobretudo via PIX – forma de pagamento que tem se popularizado no país.

Para alertar os consumidores, a Enel emitiu um comunicado no qual dá dicas para evitar o golpe na conta de energia. Duas orientações preciosas são evitar clicar em links enviados por fontes desconhecidas; e estar atento à linguagem que o suposto atendente usa. Geralmente, uma maneira excessivamente informal de falar.

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Sobre os boletos de cobrança, a Enel cita uma série de características que devem constar no documento. Por exemplo, identificação da própria empresa, além do Banco do Brasil ou do Itaú, por meio dos quais é possível pagar a conta de energia; as opções disponíveis para pagamento, no caso, débito automático, Internet Banking, caixas eletrônicos ou postos de pagamento; e o nome do titular da conta e seus dados pessoais.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Em caso de recebimento de um documento diferente desse modelo, a empresa pede para que o cliente entre em contato. Os canais de comunicação, inclusive, também podem ser alvos de fraude. A Enel orienta o cliente a verificar o endereço do site oficial da empresa: www.enel.com.br. Ao lado do “www” estará o ícone de um cadeado, o que indica que o site é confiável. Páginas falsas não contam com esse recurso.

A concessionária também lista outras de suas vias oficiais de comunicação. Dentre elas, o aplicativo oficial Enel, disponível na Google Play e na Apple Store; o WhatsApp Elena (somente no número (21) 99601-9608) e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).

Há ainda as redes sociais da companhia – Twitter, Facebook e Instagram –, que redirecionam o consumidor para os canais seguros a fim de dar prosseguimento a pedidos e acompanhamentos. A Enel chama atenção para o chamado “tique” azul, que confirma a autenticidade de uma conta em mídias sociais.

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Redação

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