Mangaratiba: Guarda Municipal anuncia ‘reforço canino’ para atendimento a pessoas com deficiência
A Guarda Municipal de Mangaratiba anunciou que tem um novo agente. Mas em vez de cassetete ou spray de pimenta, ele trabalha com a fofura. Trata-se de Zuma, um filhote de labrador, de apenas sete meses, que vai auxiliar em trabalhos terapêuticos e socioeducativos junto a crianças, idosos e pessoas com deficiência. A técnica é conhecida como cinoterapia, uma subdivisão da TAA – Terapia Assistida por Animais.
Coordenadora do GAC (Grupamento de Ações com Cães), Wanessa Abreu explica melhor as atribuições do novo companheiro de quatro patas: “O contato com o animal estimula as funções motoras, desenvolve a fala, melhora a sociabilização, aumenta a confiança e a autoestima, principalmente quando se trata de crianças. Por isso, trouxemos o Zuma para integrar a equipe GAC e auxiliar na introdução do método na cidade”.
Em um primeiro momento, Zuma vai passar por treinamentos. Depois, passará a atuar na Escola Municipal de Educação Especial Emanuela Ribeiro de Souza, na Praia do Saco, que será a primeira unidade do município a contar com a terapia assistida por animais.
O nome Zuma foi escolhido em enquete popular na página oficial da prefeitura no Instagram e faz referência a um personagem do desenho animado Patrulha Canina.