André Amorim, ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Itaguaí, assume cargo na prefeitura
André Amorim, conhecido dos itaguaienses, agora faz parte do governo de Rubem Vieira. A nomeação teve publicação no Jornal Oficial número 1098, de 19 de outubro de 2022, com efeitos retroativos a primeiro de outubro deste ano. Amorim foi vereador na cidade entre os anos de 2017 e 2020. Ele também foi candidato a prefeito nas últimas eleições (2020) e ficou na sexta posição, com 9,58% do total (6.128 votos).
André agora é subsecretário de desenvolvimento econômico. Ele falou com exclusividade ao ATUAL: “O convite surgiu no começo de outubro. Nunca havíamos conversado sobre cargo para mim na prefeitura. Então, fui surpreendido com o convite do prefeito Rubão [Rubem Vieira] para assumir a Subsecretaria”, contou.
Amorim, que é advogado e empresário (uma das suas empresas é um confortável e bem decorado espaço para co-working chamado Faeworks, no centro de Itaguaí), explicou: “Pedi a ele um dia para responder, pois precisava organizar minha vida empresarial para poder assumir um cargo desse porte. Tenho tudo muito bem organizado e pessoas de alto gabarito em minha equipe que poderão tocar o dia a dia das minhas empresas sem prejudicar minha jornada de trabalho”.
Sobre os desafios, declarou: “Estou tomando pé das demandas, pois a secretaria atua em muitas questões importantes para a cidade e seus munícipes, como trabalho, empregos, fomento de novos negócios e a vinda de novos investimentos para Itaguaí. Nesse momento estou envolvido com uma Rodada de Negócios junto à Vale, a pedido do Secretário Victor Benezath. Pretendemos começar a desmistificar a relação do pequeno e microempresário de Itaguaí com as empresas da área portuária”.
O ex-vereador assumiu o cargo que foi de Guilherme de Mello Lopes, que, de acordo com a mesma edição oficial, passa a ser subsecretário de Portos e Logística.
OUTROS NO GOVERNO
Amorim se une a outros nomes que fazem parte do governo Rubem Vieira e que atuaram com ele na Câmara, quando presidente. William Cézar é subsecretário de Cultura. Carlos Kifer é secretário de Agricultura e Pesca. Fábio Rocha, de Eventos. Também trabalhou na Câmara com Vieira – mas não como vereador – o secretário de Comunicação, Fábio Peleteiro Fentanes.
Nos bastidores da política municipal, há muito se fala em uma mudança estrutural significativa em cargos de primeiro escalão, mas até o momento ela não ocorreu. No segundo escalão, contudo, alguma coisa aconteceu, nem que tenha sido para abrigar Amorim.
O secretário de Administração – Robens Fonseca Pedrosa Junior – está há muitos meses como interino. É a mesma situação de Gilson Stutz de Oliveira Junior na secretaria de Ordem Pública e Limpeza Urbana. Ele acumula este trabalho com o que exerce na secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, onde é secretário.