Polícia Militar flagra diversos crimes ambientais em Itaguaí
Policiais militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga encontraram na quarta-feira (12), no interior da sede de uma empresa em Itaguaí, diversas atividades irregulares. Os agentes estavam no local devido a uma denúncia ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia. Entre os crimes, a equipe encontrou captação ilegal de água, ligação elétrica clandestina e descarte incorreto de resíduos em área de preservação permanente.
Os agentes constataram que a empresa captava água do lençol freático a partir de um poço artesiano que, com uma bomba de sucção, direcionava e distribuía a água para dentro do empreendimento. Havia ainda a instalação de manilhas em concreto para a construção de uma ponte de acesso para transposição do curso de água.
Além disso, a companhia contava com ligação clandestina de energia elétrica sem relógio medidor; instalação de uma usina geradora de energia fotovoltaica; e descarte de resíduos de construção civil e materiais lenhosos a menos de 30 metros de um rio.
DEGRADAÇÃO
Como resultado das ações criminosas, a UPAm estima que a degradação na área seja de cerca de 150 mil metros quadrados.
A empresa responsável pelos crimes não teve o nome divulgado pela polícia. A corporação informa apenas que a sede fica na Estrada Reta Setecentos, no bairro Piranema, e que um responsável admitiu não possuir autorização para tais intervenções.
Diante do flagrante, os agentes conduziram o responsável pela empresa até a 50ª DP (Itaguaí), onde o delegado fez o registro de ocorrência com base nos artigos 155 do Código Penal e 55 da Lei de Crimes Ambientais. O local vai passar por perícia. A UPAm não informou se o homem foi preso.
O Disque Denúncia oferece os seguintes canais de contato: os números 0300-253-1177 (custo de ligação local) e (21) 2253-1177; o número de Whatsapp (21) 99973-1177; o aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”; o site disquedenuncia.org.br; e a página no Facebook.