Itaguaí realiza Dia D para descarte correto de eletrônicos, pilhas e baterias
Você saberia dizer onde se deve descartar aquele antigo computador que não serve mais ou o smartphone que quebrou? E pilhas e baterias que não carregam? Existe uma maneira correta para se desfazer de itens assim, que envolve os próprios fabricantes, mas algumas prefeituras têm atuado no sentido de facilitar o processo para a população. Em Itaguaí, por exemplo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento inaugurou recentemente quatro ecopontos. E no intuito de reforçar ainda mais a importância da coleta seletiva de resíduos para a preservação ambiental, a pasta realiza um Dia D nessa sexta-feira (14), entre 9h e meio-dia, no Calçadão.

Além de computadores, celulares, baterias e pilhas, haverá descarte também de óleo vegetal usado. A cada 2 litros, o morador ganha um kit de limpeza – a secretaria destaca que é preciso levar a substância em recipientes fechados.
LEIA MAIS
Itaguaí disponibiliza novos pontos para descarte de lixo eletrônico
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2010), o proprietário do equipamento que não tem mais serventia deve entregá-lo ao respectivo fabricante, que terá a responsabilidade pelo descarte e reciclagem – um processo que recebe o nome de “logística reversa”.
O lixo eletrônico – que recebe o nome técnico de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) – engloba ainda outros aparelhos, como micro-ondas, geladeira e máquina de lavar, além de equipamentos menores. Por exemplo, furadeira, mixer, liquidificador, processador de alimentos, purificador de água, secador de cabelo, ventilador.