Itaguaí: escolas recebem projeto que une educação e desenvolvimento sustentável
As 62 escolas municipais de Itaguaí receberam gibis da Turma da Mônica que levam educação aos alunos sob a ótica de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa é uma das iniciativas do Projeto Impacta ODS, uma parceria entre a Organização Internacional Aldeias Infantis SOS e o Instituto Maurício de Sousa. A ideia é tocar crianças, adolescentes, famílias e empresas sobre a questão.
De maneira lúdica, simples e divertida, os almanaques tratam de assuntos como mudanças climáticas, igualdade de oportunidade e direito à cidade. Além das histórias em quadrinhos, o projeto promove também cursos EAD (educação à distância) para formação de agentes multiplicadores.
O projeto é patrocinado pelo Porto Sudeste e conta com apoio da Secretaria de Educação de Itaguaí, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba, Organização Internacional Aldeias Infantis SOS e Instituto Mauricio de Sousa.
Vale ressaltar que os 17 ODS se tratam de um compromisso global assumido pelos países-membros da ONU, organizações da sociedade civil e empresas, com o desenvolvimento sustentável do planeta. Lançada em 2015, a Agenda 2030, como o pacto é conhecido, contempla um conjunto de metas a serem alcançadas nos próximos anos.
“Para nós, trazer esse projeto inédito no estado do Rio de Janeiro para a nossa região é um grande privilégio. Nosso objetivo é incentivar a leitura e gerar nos alunos um interesse maior sobre temas de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, eles já começam a criar a consciência de como podem agir para contribuir, em pequenas ações, com um mundo melhor”, afirma Carla Matos, coordenadora de Responsabilidade Social do Porto Sudeste.