Itaguaí: de graça, espetáculo infantil premiado faz refletir sobre padrões de beleza
A premiada BB Cia de Teatro comemora 32 anos do trabalho das atrizes Ana Barroso e Monica Biel, que dedicaram todo esse tempo ao desenvolvimento de uma linguagem clown aplicada à literatura dos contos de fadas. Para celebrar o aniversário, a dupla apresenta em sessões gratuitas dirigidas aos alunos das redes públicas o espetáculo “A História de Topetudo”. Itaguaí é um dos municípios contemplados, com sessões nos dias 18 e 25 deste mês, às 10:30 e 14:30, no Teatro Municipal Marilu Moreira.
A peça, ambientada em reinos distantes e tempos longínquos, traz, no entanto, um tema bem cotidiano e atual: o que é o belo? O que é o feio? Por que belo? Por que feio? Que conceitos são estes? A direção do espetáculo é de Thereza Falcão.
“A História de Topetudo” é uma adaptação do conto de Charles Perrault. Barroso e Biel se revezam em inúmeros personagens e se valem de máscaras, manipulação de bonecos, improvisação e palhaçaria, além de elaborados figurinos, adereços, música, e, principalmente, um jogo aberto e comunicativo com as crianças. A peça, realizada sob o humor crítico e a ótica particular dos clowns Lasanha e Ravioli, é extremamente comunicativa e divertida, com uma linguagem cênica que prioriza a relação com o público por meio de sua dinâmica, leveza e resultado estético.
O espetáculo ganhou diversos prêmios, dentre eles, o Coca-Cola de Teatro Jovem (Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Texto), Mambembe (um dos cinco Melhores Espetáculos do Ano) e Festival de Teatro de Resende (Melhor Atriz e Melhor Figurino).
O sucesso motivou o lançamento em versão digital do livro “Lasanha e Ravioli – 30 Anos”, com textos teatrais, imagens, trajetória da dupla e prefácio de Geraldo Carneiro.
SINOPSE
Lasanha e Ravioli são dois palhaços que chegam ao teatro para assistir um espetáculo e descobrem que eles são os atores da peça. Imediatamente vão para o palco e, animados, se arrumam, preparam o material para a apresentação e, na medida em que contam, vão se transformando nos personagens da história, que continua da seguinte maneira: alguns anos após o nascimento de Topetudo, príncipe dotado de uma inteligência fora do comum, nasce, em outro reino, Clarabela, princesa extremamente bela, porém muito burra. Para compensá-la, sua fada madrinha lhe dá o dom de tornar belo aquele que viesse a amar.
O tempo passa, mostrando Topetudo cada dia mais inteligente e feio e Clarabela belíssima e burríssima. Um dia, desabafando sua infelicidade com seu amigo pássaro, Clarabela encontra Topetudo. Ele, apaixonado, no mesmo instante a pede em casamento. Diante de sua indecisão, lhe dá o prazo de um ano para responder. Ao longo deste tempo, Clarabela se transforma em uma princesa inteligente e graciosa, fato percebido por todos os habitantes do reino. Quando se reencontram, um ano depois, Clarabela também o acha mudado, mais bonito e charmoso. E, finalmente, os dois resolvem se casar.
Os palhaços, então, retornam à cena e, arrumando suas coisas, tentam entender a história, já que Topetudo na verdade não mudou nada: “…mas ele ficou bonito para a Clarabela porque foi ela quem se apaixonou por ele…”, explica Lasanha à Ravioli. E, entre músicas e brincadeiras, encerram o espetáculo.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Ana Barroso e Monica Biel
Texto: Ana Barroso, Monica Biel e Thereza Falcão
Direção: Thereza Falcão
Direção Musical: Newton Cardoso
Iluminação: Dimitri Martinovich
Bonecos: Alexandre Pring
Máscaras: Beatriz Vidal
Figurino: Bia Salgado
Cenário: Ana Barroso e Monica Biel
Programação Visual: Barrão
Adereços: Ana Barroso e Monica Biel
Fotos: Cristina Granato e Chico Lima
Realização: Ana Barroso e Monica Biel
SERVIÇO
Teatro Municipal Marilú Moreira
Dias 18 e 25 de agosto
Rua Amélia Louzada, 311 – Centro – Itaguaí (ao lado da Câmara Municipal)
Sessões às 10:30 e 14:30
Ingresso grátis