Uerj cria núcleo de educação em Itaguaí para ofertar vestibular social, cursos e oficinas culturais
A Prefeitura de Itaguaí e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) assinaram na sexta-feira (25) um acordo de cooperação que prevê a realização de vestibular social e oferta de oficinas nas áreas de educação física, lazer, arte, cultura e educação aos itaguaienses. As atividades devem começar no início de abril.
As oficinas destinam-se ao público infanto-juvenil, adulto e idoso de Itaguaí. Pelo acordo, elas dividem-se em dois eixos.
As atividades do primeiro eixo, relativo à Educação, acontecem em dois locais: no CEI, na Estrada Ari Parreiras (bairro Engenho); e no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) 496 – Maestro Francisco Mignone, na rua Kaisser Abraão (bairro Monte Serrat).
O segundo eixo contempla arte e cultura. Neste caso, as atividades vão acontecer nas seguintes unidades: Escola Municipal de Dança Itinga, na Rua Padre Cezare Vegezze, 74 (Centro); Escola de Música Chiquinha Gonzaga, no mesmo endereço anterior; Casa de Cultura Marise Moreira Brito, na Avenida Prefeito Ismael Cavalcanti (Centro) e na Pracinha da Cultura, na Avenida Décio Muniz da Silva Filho, s/n (Chaperó, Gleba B).
Conforme nota oficial da Uerj, os benefícios podem alcançar duas mil pessoas. Os alunos poderão optar por aulas de jazz, maquiagem, hip-hop, arte-educação, artesanatos, capoeira, oficina de leitura, arte e reciclagem, indumentária e costura, balé e dança inclusiva, percussão e musicalização; pintura e escultura, guitarra e violino.
CUSTOS SÃO DA UERJ
A assinatura do documento que oficializa a parceria ocorreu no gabinete do prefeito Rubem Vieira (Podemos), com a presença do Reitor da Uerj, Ricardo Lodi. Também acompanharam o ato a secretária municipal de Educação e Cultura, Nilce Ramos; e o subsecretário de Cultura, Willian Cézar.
Segundo o prefeito, o acordo estabelece que os custos são responsabilidade da Uerj, e cabe ao município de Itaguaí ceder os locais públicos para a realização das atividades.
“Quero agradecer ao prefeito por oportunizar à Uerj essa chance de cumprir o seu papel. A instituição não é uma universidade do município do Rio, mas sim do Estado do Rio do Janeiro. Ela tem que estar presente no maior número possível de cidades. E esse polo de extensão é muito especial” — comentou o Reitor da Uerj, Ricardo Lodi.