Carros com placas de Seropédica voltam a pagar tarifa no pedágio Viúva Graça
Moradores de Seropédica receberam uma notícia desagradável, principalmente para aqueles que possuem veículos com placas da cidade. Isso porque a partir de março de 2022 eles voltarão a pagar a tarifa do pedágio Viúva Graça (Viuvinha), que é administrado pela CCR Nova Dutra e localizado no quilômetro zero (antigo km 54) da Rodovia Luiz Henrique Resende Novaes (antiga Estrada Rio-São Paulo), no bairro Santa Sofia.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Seropédica, o município recebeu um ofício da concessionária CCR Nova Dutra no último dia 14 de fevereiro com a informação de que a isenção do pagamento da tarifa de pedágio chegou ao fim. Cidades como Paracambi e Resende também receberam o ofício com a mesma informação: a de que a CCR pode voltar a cobrar a tarifa graças à decisão estabelecida em novo contrato de concessão. Ficam isentos das tarifas apenas motos, ambulâncias e carros oficiais.
LEI DO PEDÁGIO
Moradores das cidades supracitadas que comprovassem residir ou exercer função remunerada em Seropédica (ou nas cidades vizinhas) não pagavam a tarifa. A isenção estava em vigor desde 2013, por força de um projeto de lei.
O Projeto de Lei 008/2013 foi apresentado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) em 2011, quando ainda era deputado federal, e teve como relator o senador Jayme Campos (DEM-MT). A proposta original previa a isenção total de pedágio para as pessoas que moram ou trabalham perto dessas praças de pedágio. Em sua justificativa, Amin argumenta que a política de concessão de rodovias gerou uma espécie de punição à população do município onde é cobrada a taxa.
Como o valor do pedágio é calculado hoje
Em resumo, o valor da tarifa dos pedágios considera o tempo do contrato de concessão, o investimento realizado naquele trecho específico, a quantidade e os tipos de veículos que passam pela rodovia e os impostos que incidem sobre a atividade.
A Tarifa Básica de Pedágio (TBP) remunera a empresa concessionária pelos serviços prestados aos usuários das rodovias federais concedidas e pelas obras de melhoria e manutenção da infraestrutura das rodovias.
O valor é pago pelo veículo que circula na rodovia e varia conforme a sua categoria. Veículos maiores, que transportam cargas pesadas, pagam mais do que veículos de passeio, que desgastam menos as rodovias.
EM BRASÍLIA
Segundo informações da assessoria de comunicação de Seropédica, o prefeito da cidade, Professor Lucas (PSC), foi à Brasília na terça-feira (15). Dentre as pautas estava a questão do pedágio Viúva Graça.
“A procuradoria-geral do Município está tomando as medidas cabíveis para que possamos reverter essa situação o mais breve possível. Estou no Distrito Federal para dialogar com autoridades políticas e buscar uma solução. Precisamos garantir o direito de nossos munícipes de se deslocarem de um bairro a outro da cidade. Essa cobrança é indevida”, explicou o Prefeito de Seropédica, Professor Lucas.
O prefeito foi recebido pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP). Entretanto, se nem o encontro com um ministro de Estado puder reverter a situação, os munícipes de Seropédica terão que preparar o bolso para mais uma despesa em tempos de inflação bastante elevada. O valor do pedágio na Viuvinha é bem salgado: R$ 14,20, pagos tanto na ida quanto na volta.