Sebrae lança Caderno Especial em parceria com o Jornal Atual
O Sebrae Rio lançou no sábado (4) uma publicação editada pelo Jornal ATUAL sobre as oportunidades de negócios na região a partir da Economia do Mar e suas políticas públicas e privadas. O título é “O progresso está aqui – Como o polo da Baía de Sepetiba e o encadeamento produtivo podem trazer desenvolvimento sustentável a muitas empresas e milhares de pessoas”.
São 11 páginas com detalhes sobre as mais recentes discussões e ações no contexto da Baía de Sepetiba, suas empresas, ideias, programas e potenciais para o desenvolvimento sustentável.
No Caderno Especial estão informações sobre alguns dos principais atores da economia do estado: Porto Sudeste, Itaguaí Construções Navais (ICN) e a mineradora Vale. O ponto central é lógica de negócios conhecida como “Encadeamento Produtivo”, que ressalta a importância da união de várias empresas em um determinado setor e território. No caso, em torno da Baía de Sepetiba e seu grande potencial para o desenvolvimento sustentável, como o Sebrae Rio tem enfatizado em eventos e ações recentes.
Prova disso é o livro “Economia do Mar: uma estratégia para o desenvolvimento econômico e social”, que recebe uma abordagem no Caderno. Editado pelo Sebrae Rio, o livro, cujo acesso é gratuito, aborda em vários artigos de autores renomados a ideia de polo econômico ligado ao mar como alavanca para o progresso da região, das empresas envolvidas e das pessoas.
PARCERIAS E LUCRO
Outra matéria é sobre o programa Elo 2, fruto da parceria entre o Sebrae Rio e a ICN, cujo objetivo é capacitar fornecedores de pequenos empreendimentos e também aqueles com produtos e serviços que interessem à empresa.
Em uma matéria de página dupla, o assunto é o Projeto de Desenvolvimento de Empresas da Cadeia de Valor da Vale e seu entorno, criado em parceria com o Sebrae Rio, promete melhorar ainda mais a competitividade e o lucro das micro e pequenas empresas localizadas na Baía de Sepetiba (Mangaratiba e Itaguaí), Angra dos Reis e Seropédica.
As ações, em dois eixos, já começaram: o Encadeamento Produtivo, que conta no momento com 21 empreendimentos participantes, e o Efeito Renda, com foco nos barqueiros e/ou pescadores artesanais da região e atualmente com 60 inscritos.
O Caderno Especial “O Progresso está aqui” também traz matéria sobre as atividades do Porto Sudeste e seu destaque na rotina portuária nacional.
ESG E POLO
Outro assunto que ocupa as páginas da publicação é um assunto bastante em voga atualmente: ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance. Em tradução livre significa “valores em cuidados ambientais, responsabilidade social e boa gestão corporativa”.
Há, ainda, a apresentação do Polo Tecnológico do Mar Baía de Sepetiba. Criado há dois anos, o polo congrega atualmente mais de 80 empresas privadas, instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento e órgãos governamentais, cujos representantes se reúnem periodicamente para, em eventos diversos, discutir estratégias de fortalecimento de ações e de incentivo a projetos socioambientais, de tecnologia e inovação em toda a região.
Sua criação é uma contrapartida empresarial ao uso da baía, fazendo com que esses agentes passem a atuar também com um olhar para as comunidades do entorno, criando mecanismos destinados à geração de emprego e renda, ao bem-estar social e à criação de novos negócios.
Por fim, o Caderno detalha a criação da Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (Cedemar), comissão específica criada recentemente pelo governador Cláudio Castro, que conta com a participação de órgãos afins ao assunto como membros permanentes, além de outros convidados. Trata-se de uma estrutura de governança para a manutenção das atividades econômicas relacionadas ao mar criada para que pudesse atuar de forma matricial no sistema.
ACESSE A PUBLICAÇÃO
https://jornalatual.com.br/wp-content/uploads/2021/12/CADERNO-ESPECIAL-NOVEMBRO-2021.pdf