Desafio de Ciclismo reúne atletas de todo o país em Mangaratiba
Primeira prova de ciclismo de montanha do estado do Rio de Janeiro do ano realizada na Serra do Piloto reuniu mais 320 participantes
DESAFIO O município de Mangaratiba recebeu neste domingo (11), o Desafio de Ciclismo Serra do Piloto, a primeira prova de ciclismo de montanha do estado do Rio de Janeiro do ano de 2021. O evento, que foi uma realização da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e da Galvão Assessoria Esportiva, com apoio da Prefeitura de Mangaratiba, reuniu atletas de todas as idades, e de diversas partes do país.
De acordo com a Fecierj, duas modalidades diferentes e duas quilometragens de percurso foram disputadas no circuito. Os mais de 320 participantes se dividiram entre os formatos de competição Speed e Montain Bike, e percorreram de 40 a 80 quilômetros.
Segundo a organização do evento, o maior destaque da competição foi o mineiro Felipe Marques, morador de Juiz de Fora-MG, que alcançou o primeiro lugar na categoria Elite Masculino. Dentre os elogios que atribuiu ao município, ele destaca o desafio que o percurso oferece.“Eu já participei de uma competição nesta rota em 2016 e refiz o trajeto novamente esse ano. Estou muito feliz e satisfeito em alcançar o primeiro lugar. Além do circuito da Serra ser muito desafiador, o visual é lindo, o que é um bônus no percurso”, afirmou.
Entre os competidores que ficaram em primeiros lugares em suas categorias, está o morador de Mangaratiba,Carlos Frederico Castilho. “A Serra do Piloto é o meu quintal, já subi isso aqui centenas de vezes. Sou morador de Mangaratiba e pratico esse esporte há 15 anos, é muito bom. Esta já é minha terceira prova aqui e meu primeiro pódio”, relata Carlos Federico, campeão na categoria Mountain Bike masculino 30+.
Além de Carlos, outra moradora de Mangaratiba desfrutou do lugar mais alto do pódio. Alba Neide de Moura conquistou o primeiro lugar da categoria Mountain bikefeminino 30+. Para ela, o melhor aspecto do trajeto da Serra do Piloto, é a segurança que oferece:
“Mangaratiba é um dos melhores lugares do Rio de Janeiro para praticar o ciclismo. A Serra é espetacular. Eu sempre treino lá, subo sozinha, a segurança é de primeira. Como atleta e moradora da cidade fico muito agradecida de ver o apoio que a Prefeitura dá para o ciclismo. Estou lisonjeada, pois, essa é a primeira prova que participo e consegui ser campeã dentro do meu município”, concluiu.
PARCERIA DE SUCESSO
O presidente da Fecierj, Adair Tuche, agradeceu o apoio que a prefeitura concedeu ao evento. “O circuito é excelente. O Desafio Serra do Piloto foi muito bem aceito pelos atletas, tanto que os números de inscritos superou a nossa expectativa. A cidade de Mangaratiba dispensa elogios. É um paraíso. Agradeço muito a Prefeitura de Mangaratiba por apoiar o evento e por acreditar no trabalho da Fecierj. Em nome da federação e de todos os ciclistas agradeço ao prefeito Alan Bombeiro por abrir as portas da cidade. Esperamos que outros eventos surjam com essa parceria”, completou.
O prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, participou do evento e não escondeu sua empolgação. “Estou muito feliz. Nosso município agora faz parte da rota nacional de ciclismo e é assim, com eventos de sucesso e incentivo ao esporte, que quero destacar Mangaratiba para o mundo”.
Marcaram presença no Desafio de Ciclismo Serra do Piloto, o subsecretário de Esportes Cláudio Passos, o secretário de Ordem Pública, Junior Agra, o secretário de Turismo e Cultura, Fernando Luis Mattos da Motta, além dos vereadores Rômulo Carcará e Renato Fifiu.