Profissionais da educação começam a ser vacinados em Mangaratiba

Cronograma de vacinação vai englobar os funcionários que atuam na rede municipal e estadual de ensino, bem como, nas escolas privada
VACINAÇÃO A Secretaria de Saúde de Mangaratiba iniciou na quarta-feira (1) a vacinação dos profissionais de educação da rede pública e privada do município contra a covid-19. A secretaria informou que a iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e que somente na parte da manhã, cerca de 200 educadores já haviam sido imunizados na cidade.
“Hoje a sensação é de alívio, gratidão e também, de felicidade. Essa vacina nos dá saúde e a esperança de poder voltar a trabalhar presencialmente com nossos alunos. Fazer conteúdo online não é a mesma coisa. Escola sem aluno não tem graça, fica sem vida. Estou muito agradecida por ter sido imunizada e com as expectativas renovadas para voltar, assim que possível, para a sala de aula junto com nossos estudantes”, comentou Hellen Ramos Figueiredo, coordenadora do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Norma Pinheiro.
De acordo com a Prefeitura de Mangaratiba, para imunizar os profissionais de educação do município, a Secretaria de Saúde está seguindo o cronograma do Governo do Estado. O mesmo é organizado por série escolar e se inicia para os profissionais que atuam em creches e centros de educação infantil. Após, a programação se estenderá para educadores da pré-escola, fundamental I e II, ensino médio, ensino técnico, ensino profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos, nesta ordem.
Ainda de acordo com a prefeitura, ao todo, cerca de 2 mil profissionais de educação serão imunizados contra a covid-19 na cidade. E a fim de que a vacinação possa transcorrer de forma organizada e sem aglomerações, as Secretarias de Saúde e Educação de Mangaratiba montaram um planejamento dividido por distritos. O trabalho já vem sendo organizado há dois meses, conforme explicou a secretária de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), Brena Maia.
Ainda de acordo com a secretária, todas as equipes da SMEEL estão fazendo uma força-tarefa há pelo menos 60 dias para organizar o planejamento da vacinação, dentro daquilo que foi determinado pelo Governo do Estado e a Secretaria de Saúde. “Fizemos o levantamento nominal de todos funcionários da rede pública e privada da cidade, elaboramos listagens divididas por distritos, fizemos reuniões com diretores e facilitamos todo o processo para que a Secretaria de Saúde pudesse imunizar os profissionais da educação de forma organizada. Estou muito satisfeita por termos conseguido iniciar a vacinação sem nenhuma intercorrência. Isso é o primeiro passo para que a gente possa pensar em retomar as aulas presenciais com segurança”, explicou.
Trabalho deve ser concluído em 30 dias
O cronograma de vacinação para profissionais de educação de Mangaratiba irá englobar os funcionários que atuam na rede municipal e estadual de ensino, bem como, nas escolas privadas. Todos serão imunizados de acordo com as definições de público-alvo do Governo do Estado e mediante a disponibilidade de doses. A previsão é que o trabalho seja concluído em até 30 dias. A prefeitura ressalta que os profissionais da rede de ensino serão informados pelos diretores de suas escolas em que data, hora e local serão vacinados. A medida visa evitar aglomerações nos polos de vacinação.
Uma das primeiras a serem imunizadas na cidade, a professora Cristiane da Conceição, que atua no maternal do Ceim Norma Pinheiro, festejou a aplicação da vacina. “Estou muito feliz. Estava ansiosa por esse dia e hoje recebi a tão aguardada vacina. Valeu a espera. Agora é só aguardar o momento de estar de novo com meus alunos e matar as saudades do convívio diário com eles”, finalizou ela com um sorriso no rosto e o comprovante de vacinação em mãos.